A UCSC alcançou o bioproduto com óleo vegetal usado; Apoio do Governo e da envasadora Gasco.

O Centro de Energia da Universidade Católica da Santíssima Conceição (UCSC) conseguiu produzir Bio GLP com óleo de cozinha usado como principal matéria-prima.

O projeto, que envolveu dois anos de trabalho prévio e foi liderado pela doutora Laura Azócar, diretora do Centro, possibilitou ter um Bio GLP com eficiência energética semelhante ao do gás liquefeito de petróleo (GLP), de origem fóssil. Além de ser ecológico, o Bio GLP emite 80% menos de emissões de CO2 na atmosfera.

Além de ser financiado com dinheiro público da Agência Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (ANID), o projeto também contou com a colaboração da envasadora Gasco, uma das líderes chilenas, e da empresa Covemar, que se dedica à coleta de óleos vegetais usados em frituras e que forneceu a matéria-prima para os experimentos.

Da universidade, foi destacado que o bioproduto “permite às indústrias distribuidoras de gás liquefeito ter uma alternativa ao GLP que não requer modificações na logística de distribuição nem nos equipamentos onde é usado (fogões e aquecedores)”.

“O único problema atualmente é a necessidade de desenvolver tecnologia que permita alcançar maiores rendimentos de produção, o que é abordado pelo projeto. Isso permite vislumbrar um impacto importante a médio prazo e uma possibilidade real de uso em nível domiciliar”, foi destacado.

Além disso, durante o projeto, foi desenvolvido um processo inovador para produzir biopropano com óleo residual, que consistia em uma etapa termoquímica e uma biotecnológica.

Fonte: AmericaGLP