A companhia australiana Woodside Energy anunciou nesta terça-feira o início da extração de petróleo no campo de Sangomar, situado ao largo da costa do Senegal. Este marco representa a entrada do Senegal no setor petrolífero, consolidando-o como o mais recente país a se juntar ao grupo de produtores de hidrocarbonetos na África Ocidental.
A operação, realizada em colaboração com a Sociedade de Petróleo do Senegal (Petrosen), representa um passo significativo para a economia senegalesa. O campo, localizado a cerca de 100 km ao sul de Dakar, possui reservas de petróleo e gás, com a meta inicial de produzir 100.000 barris diários.
Esta primeira extração antecede o desenvolvimento de outro projeto na fronteira com a Mauritânia, liderado pela BP, Kosmos Energy, a Sociedade Mauritana de Hidrocarbonetos (SMH) e a Petrosen. Estima-se que este segundo campo produzirá 2,5 milhões de toneladas de gás natural liquefeito anualmente, com operações programadas para começar no terceiro trimestre.
Embora a produção de petróleo e gás no Senegal não alcance os níveis dos principais produtores africanos, como a Nigéria, espera-se que esta nova fonte de receitas gere bilhões de dólares e transforme a economia do país.
Fonte: Global Energy