Fonte: O Petróleo


A petroleira espanhola Repsol atualizou seu Plano Estratégico 2016-2020 depois de atingir todos os objetivos estabelecidos no plano dois anos antes do previsto, com o objetivo de investir 7,9 bilhões de euros (US $ 9,3 bilhões) em sua unidade Upstream até 2020.
Ou seja, entre 2018 e 2020, a Repsol planeja investir 15 bilhões de euros: 53% em sua unidade Upstream (Exploração e Produção) e 45% em Downstream (Refino, Químicos, Marketing, Lubrificantes, Trading, GLP, Gás e Energia) e baixa -emissão de ativos.

A Repsol disse na quarta-feira que seus objetivos estratégicos são baseados em um preço de referência do Brent de 50 dólares por barril durante o período.

A estratégia baseia-se em três pilares: aumentar a distribuição dos acionistas, o crescimento lucrativo dos negócios (Upstream e Downstream) e o avanço da transição energética por meio de novas iniciativas.

A empresa possui dois mecanismos de crescimento para agregar valor e compensar os acionistas: suas unidades de negócios Upstream e Downstream, que fornecerão um fluxo de caixa forte durante o período deste Plano Estratégico. O primeiro focará em maiores retornos e melhorias em seu portfólio de ativos, enquanto o segundo consolidará o excelente desempenho dos últimos anos e criará novas alavancas de crescimento e criação de valor, explicou a empresa.

Segundo a Repsol, o seu Plano Estratégico actualizado permitirá à empresa aproveitar as oportunidades de crescimento nos próximos dois anos e meio em meio à esperada volatilidade dos preços do petróleo a médio prazo e melhorar as condições para os negócios de refinação e produtos químicos da Repsol.

Um dos principais aspectos do Plano Estratégico é aumentar ainda mais a distribuição de acionistas por uma média anual de 8%, elevando-o a 0,95 euros por ação em 2019 e um euro por ação em 2020 através de dividendos, juntamente com recompras de ações que evitar a diluição acionária e aumentar o lucro por ação.

A Repsol disse que vai cumprir todas as suas metas financeiras, assumindo um preço conservador do petróleo Brent de 50 dólares por barril. Se os preços do petróleo continuarem mais altos durante o período, a empresa acelerará o crescimento dos projetos em seu pipeline existente.

Definido para aumentar a produção
Depois de integrar a Talisman e dobrar o tamanho de sua unidade Upstream, a Repsol afirmou que deve aumentar sua produção de hidrocarbonetos (de 8% até 2020), obter maiores retornos e otimizar seu portfólio de ativos.

Em consonância com o Plano Estratégico atualizado, a unidade Upstream investirá 7,9 bilhões de euros até 2020. Aproximadamente 60% desse total será destinado a projetos de crescimento e exploração, a fim de aumentar a produção e garantir um nível ótimo de reservas a médio e longo prazo prazo. A Repsol disse que priorizará projetos em terra e águas rasas.

Os investimentos primários se concentrarão no crescimento orgânico dos ativos existentes, que não exigem grandes desenvolvimentos, são geradores significativos de caixa e aumentarão a produção no curto prazo. Estes incluem Sagari (Peru), Marcellus, Eagle Ford e Buckskin (Estados Unidos), Yme (Noruega), Bunga Pakma e Kinabalu (Malásia), Corredor (Indonésia), NC-115 e NC-186 (Líbia) e Reggane (Argélia) ).

Um aumento na produção para 750.000 barris de óleo equivalente por dia até 2020 será complementado por uma gestão ativa de portfólio e alta classificação, em que a produção de baixa margem será substituída por barris de maior margem.

Além de 2020, os cinco projetos de desenvolvimento identificados – Alaska (Estados Unidos), Duvernay (Canadá), Akacias (Colômbia), Sagitário e Campos 33 (Brasil) – têm um ponto de equilíbrio combinado de 42 dólares, entre os mais baixos do setor. tipos de desenvolvimentos Upstream.

O Plano Estratégico inclui um aumento de 50% no fluxo de caixa de operações na Upstream, para 3 bilhões de euros, em um cenário plano de preço Brent de 50 dólares por barril.

Além disso, a unidade Upstream lançará um novo programa de eficiência e digitalização com mais de 600 iniciativas e o objetivo de alcançar 1 bilhão de dólares de fluxo de caixa livre adicional por ano até 2020. Desse montante, projetos de 600 milhões de dólares já foram identificados e alcançados.