O Catar suspendeu os envios de gás através do Mar Vermelho após os ataques dos Estados Unidos e do Reino Unido contra vários pontos do Iêmen, informou a agência norte-americana Bloomberg.

De acordo com relatos, pelo menos cinco navios carregados de Gás Natural Liquefeito, operados por Doha e que se dirigiam ao extremo sul do Mar Vermelho, interromperam suas operações desde a última sexta-feira, quando os ataques começaram.

Uma longa interrupção no fornecimento do segundo maior provedor de combustível para a Europa apresenta riscos justamente quando o inverno castiga o continente.

As Forças Armadas iemenitas afirmaram em vários comunicados que suas operações se limitam aos navios israelenses ou àqueles com destino aos portos dos territórios ocupados, e nunca atacaram nenhum navio de gás desde o início de suas operações.

No entanto, a decisão do Catar confirma a intensidade dos riscos gerados pelos ataques de Washington no Iêmen.

Funcionários iemenitas em Sanaa responsabilizaram os Estados Unidos pela militarização do Mar Vermelho, especialmente após a criação da aliança marítima, composta por dez países.

O porta-voz do movimento Ansar Allah, Mohammed Abdul Salam, declarou recentemente à Al Mayadeen que a militarização do Mar Vermelho é uma ameaça que transforma a região em um barril de pólvora e coloca a navegação em perigo.

Várias companhias navieras em todo o mundo suspenderam suas atividades em direção aos portos de “Israel”, o que gerou perdas econômicas significativas para a entidade ocupante.

O porto de Eilat, no sul da Palestina ocupada, experimentou uma paralisação de 85 por cento desde o início das operações do Iêmen em apoio a Gaza.

Fonte: Al Mayadeen Español