Imagem: Banca y Negocios

O presidente da Coningas, José Luis Rodríguez Agostino, afirmou que houve um “incremento exponencial” da produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no país em 2025 e que a tendência pode ser mantida em 2026.

A Confederação da Indústria do Gás (Coningas), da Venezuela, informou que os níveis de produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) registraram um crescimento exponencial ao longo de 2025, fato determinante para cobrir 100% da demanda de gás doméstico no mercado interno, tendência que deverá se manter em 2026.

“O mercado nacional está completamente abastecido e já contamos com cobertura de até cinco meses deste ano de 2026”, indicou José Luis Rodríguez Agostino, presidente da Coningas, entidade que reúne mais de 160 pequenas e médias empresas privadas, formadas por plantas de envase e distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

“Em nome de todos os nossos associados, queremos destacar o critério e o profissionalismo que têm orientado a gestão do presidente da PDVSA Gas, Jannier Viloria, o que permitiu uma recuperação vertiginosa da produção de GLP e, com isso, a disponibilidade de estoques suficientes para abastecer o mercado doméstico, que atualmente se encontram em 800 mil barris”, acrescentou Rodríguez Agostini.

Para o ano de 2026 — prosseguiu — a Coningas prevê que o abastecimento pleno de gás doméstico continuará, considerando-se os planos de investimento que serão realizados por diversas empresas petrolíferas nacionais e internacionais, impulsionados pelas modificações no marco legal, principalmente a reforma da Lei de Hidrocarbonetos anunciada pela presidente encarregada da República, Delcy Rodríguez.

“O processo de obtenção do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), que é distribuído em botijões para uso doméstico, está intrinsecamente relacionado à produção petrolífera. Quanto maior a extração de petróleo bruto, maiores são as possibilidades de gerar diferentes derivados do petróleo, entre os quais se encontra o GLP”, explicou, por fim, o presidente da Coningas.

Fonte: Banca y Negocios