Imagem: Expresso México

Nos últimos anos, a demanda por Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) tem diminuído na região noroeste do México. No entanto, a Secretaria de Energia prevê um aumento acima da média nacional nos próximos 8 anos em Sonora.

De acordo com as informações da Direção Geral de Planejamento e Informação Energética, desde 2018, a demanda pelo hidrocarboneto diminuiu 2.5% na região, passando de 24.184 barris por dia naquele ano para 23.577.

No estado de Sonora, essa redução foi de 2.78%, pois em 2018 eram necessários 6.945 barris por dia, contra 6.752 em 2023.

No entanto, de acordo com as projeções das autoridades, essa situação será revertida nos próximos anos: de 2023 a 2032, prevê-se um aumento de 4.44 pontos percentuais na quantidade de barris por dia necessários para a população de Sonora, alcançando a maior cifra desde que os registros começaram.

Na região noroeste, estima-se que a necessidade do recurso cresça 3.5% no mesmo período, enquanto, a nível nacional, o aumento seria de 3%.

Apesar da queda na demanda, paralelamente, as importações de GLP aumentaram no país: em 2015, eram adquiridos 105 mil barris por dia do combustível, enquanto, no ano passado, o registro chegou a 199 mil barris diários em média.

Algumas das propriedades que tornam esse combustível atrativo, tanto para a população quanto para a indústria, segundo a Secretaria de Energia, são que sua combustão, “quase completa”, não deixa resíduos de fuligem. Além disso, os gases produzidos após sua combustão não são tóxicos nem cancerígenos.