A Petrobras, a empresa mais importante do Brasil, anunciou neste sábado, 25 de novembro, que está avaliando a possibilidade de fazer um importante investimento na Colômbia, para que o país se torne um ponto-chave na exportação de gás desejada por essa multinacional.

A informação foi divulgada pela empresa, que afirmou que a ideia já fazia parte do plano estratégico de expansão a médio prazo.

“Estamos trabalhando em um plano de desenvolvimento dessas reservas para atender o mercado colombiano e, eventualmente, se unir a empresas que também possuem reservas na região, montar uma planta para liquefazer esse gás natural e poder exportá-lo para onde desejamos”, disse o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, sobre o plano de investimento em declarações recolhidas por vários meios de comunicação internacionais.

Ao entrar em detalhes sobre o que seria o negócio, Prates afirmou que estão sendo revisadas as possibilidades e parceiros empresariais que entrariam no processo.

Detalhes do plano de investimento da Petrobras na Colômbia

Em todo caso, todo o plano de investimentos da empresa no período de 2024 a 2028 está estimado em US$ 102.000 milhões.

“O Plano Estratégico não entra nesses detalhes, mas a verdade é que (o investimento) está vinculado ao desenvolvimento da reserva que temos lá. Depois de explorar, descobrir e começar a produzir, a pergunta é: como monetizar esse gás além do mercado colombiano?”, disse o executivo ao aprofundar sobre o plano de investimento da Petrobras na Colômbia.

O presidente Gustavo Petro mencionou que impulsionar o interesse por investimentos em fontes de energia mais amigáveis ao meio ambiente será a base da política de transformação que o país pretende.

Vale lembrar que, por enquanto, Petrobras e Ecopetrol já têm uma concessão no Caribe em um plano que calcula reservas de 4 terapíes cúbicos.

“Detectamos que o presidente (Petro) fala muito em suspender a produção, mas em uma área específica, na selva amazônica colombiana, onde há uma disputa antiga, que é polêmica por contar com uma reserva ambiental importante e onde já existem blocos exploratórios de petróleo. Parece-me que é um assunto querido, um assunto valorizado, mas para a política interna”, complementou Prates.

Fonte: Yahoo Finanzas