A biorrefinaria de biocombustíveis em desenvolvimento no Paraguai é um investimento da Be8* e ofertará a produção a partir de 2026 para que empresa chilena cumpra, até 2050, sua meta de oferta de produtos 100% neutros em carbono.

As Empresas Lipigas e a Omega Green S.A, biorrefinaria que produzirá biocombustíveis avançados no Paraguai e pertencente à Be8 Paraguai, empresa do grupo brasileiro líder em produção de biodiesel, assinaram um acordo neste dia 19 de abril de venda futura para a empresa chilena de GLP Verde.

Este biocombustível, que estará disponível durante o ano de 2026, vem somar-se aos testes que a Lipigas realiza desde janeiro de 2022 com o éter dimetílico renovável (rDME), outro gás também renovável e neutro em carbono.

O GLP Verde é um gás renovável produzido a partir de matérias-primas orgânicas, como óleos vegetais, idêntico ao gás liquefeito tradicional (GLP). Por isso, uma das grandes vantagens desse gás é que ele funciona nos mesmos botijões, com a mesma infraestrutura e nos mesmos aparelhos que já existem nas residências para gás liquefeito.

O gerente do negócio de GNL, biocombustíveis e hidrogênio verde da Lipigas, Esteban Rodríguez, destacou após a assinatura do acordo que o gás liquefeito continuará sendo uma energia altamente consumida e relevante no país. “Sabemos que o futuro do gás é renovável. Nesse entendimento, na Lipigas estamos inovando e evoluindo para fazer nosso negócio core cada vez mais eficiente e sustentável. O plano é que, com o desenvolvimento de alternativas energéticas cada vez mais limpas, cheguemos a 2050 com uma oferta de produtos 100% neutros em carbono”.

“Este acordo posiciona mais uma vez a biorrefinaria Omega Green como um grande produtor capaz de atender a crescente demanda por combustíveis de baixo carbono”, disse Erasmo Carlos Battistella, presidente da empresa. “Além do GLP Verde, o projeto Omega Green será uma biorefinaria para produção de biocombustíveis avançados a partir de óleos e gorduras vegetais”, destacou Battistella.

Localizada em Villeta, no Paraguai, o investimento na biorrefinaria permitirá ao grupo produzir também o diesel renovável HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) e o combustível renovável para aviação (Synthetic Paraffinic Kerosene – SPK), também conhecido como Sustainable Aviation Fuel (SAF), além de nafta verde, fornecendo produtos que ajudam a impulsionar a descarbonização dos principais setores de transporte, como aviação e transporte rodoviário. Em 2021, a Be8 já havia assinado compromissos com Shell e bp (contratos offtaker) para oferta de HVO e SAF.

O complexo terá uma capacidade de produção de 20.000 barris por dia. As etapas do projeto de engenharia, da concessão da licença municipal de construção e das licenças ambientais paraguaias já foram concluídas. A construção civil da planta deve iniciar ainda em 2023 e tem o prazo de conclusão de até 3 anos. A produção de biocombustíveis está prevista para o ano de 2026.

O complexo foi considerado “de interesse nacional” pelo governo do Paraguai devido à sua importância social e econômica para o país. Ele vai trazer ganhos para a economia de mais de US$ 8 bilhões em 10 anos, contribuindo para o equilíbrio da balança comercial. Vai gerar 3.000 empregos diretos na fase de construção e cerca de 2.400 diretos e indiretos quando entrar em operação.

Outras energias

Algumas das outras iniciativas em que Lipigas está trabalhando é a criação de um corredor verde para transporte de carga de longa distância para caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) que conecta Lima e Puerto Montt por meio de postos de serviço de gás natural para transporte pesado. Além das estações nas regiões de Valparaíso e Maule, a empresa planeja abrir mais uma em 2023 na Região Metropolitana e em 2024 em Coquimbo e Antofagasta. Também está avançando na substituição do GNL pelo Bio LNG, um combustível 100% renovável e neutro em carbono, projetado, em uma primeira fase, para caminhões de longa distância.

Be8

A Be8* é uma empresa brasileira fundada em 2005 e líder brasileira na produção de biodiesel. Além de duas unidades produtivas no Brasil, uma em Passo Fundo (RS) e outra em Marialva (PR), o grupo também conta com uma unidade de produção na Suíça e no Paraguai, além do investimento na biorrefinaria Omega Green naquele país. A empresa também anunciou em 2022 o investimento na primeira usina de etanol de grande escala do Rio Grande do Sul.

Fuente: https://rduirapuru.com.br/omega-green-assina-nova-alianca-agora-de-glp-verde-para-lipigas-do-chile/