O norte do México está sob a influência de uma massa de ar ártico e da frente fria 27, resultando em uma manhã de segunda-feira muito fria nas cidades desses estados. Diante disso, surgiram dúvidas sobre as medidas que os cidadãos devem tomar para mitigar o frio extremo.

Algumas famílias estão protegendo as tubulações de água e os medidores, que podem se romper devido às condições geladas. No entanto, há dúvidas em relação às tubulações de gás.

No programa Telediario, Abimael Salas exortou a audiência a tomar precauções e seguir as recomendações, que, embora já sejam conhecidas, vale a pena relembrar para proteger as tubulações de água, medidores e gás.

Para as tubulações de água e medidores, sugeriu cobrir os medidores de água e prestar atenção neles, pois podem se romper. Além disso, destacou a necessidade de utilizar roupas adequadas para suportar as baixas temperaturas, que podem chegar a 0 ou -1 na região.

Em relação às tomadas de gás, o especialista em Meteorologia esclareceu que o gás não congela, mas podem ocorrer vazamentos, sendo necessário revisá-los com antecedência.

“O gás não congela, mas é muito utilizado e podem ocorrer vazamentos (…) É preciso verificar para que os aquecedores a gás funcionem corretamente.”

Embora surjam dúvidas sobre o que acontece com o gás em temperaturas muito baixas, é importante esclarecer que, em suas condições normais de pressão e temperatura, o gás natural não congela.

Na entrevista com Josué Becerra, Débora Estrela e Sandra Sandoval, Abimael Salas lembrou que o fogão não deve ser usado para aquecer as casas.

“O fogão não está preparado para ser um aquecedor. Você precisa ficar de olho nele, não pode se afastar porque a pressão do gás diminui e a chama se apaga, depois retorna e expõe você a uma intoxicação ou explosão.”

Fonte: Telediario México