Imagem: Surtidores LATAM

Nos últimos anos, a nível nacional, houve um aumento na adoção de veículos que funcionam com AutoGLP, uma alternativa que não apenas promove a eficiência energética, mas também a redução das emissões de poluentes.

De acordo com o Relatório Anual de Gás Liquefeito de Petróleo da Associação Colombiana de GLP, GASNOVA, até junho de 2023, há um crescimento constante nessa tendência, com 16 Postos de Serviço que o oferecem em diferentes cidades.

É importante lembrar que, durante o mesmo período, foram realizadas mais de 1600 conversões de veículos leves para AutoGLP.

Em relação à atualidade desse combustível, o Surtidores LATAM conversou com Deinar Agudelo Ortiz, especialista com 13 anos de experiência no setor, fundadora da Natural Motos e destacada por seu trabalho no desenvolvimento de tecnologias e implementação de regulamentações para veículos de duas e três rodas com Gás Natural Veicular (GNV).

Em primeiro lugar, ela mencionou que as conversões de veículos para GLP estão tendo um grande sucesso em Antioquia, especialmente em Medellín, onde, de março a agosto de 2023, cerca de 700 unidades foram convertidas, apesar de contar apenas com um Posto de GLP. “Estão indo muito bem”, acrescentou.

Além disso, Agudelo Ortiz relatou que, embora esteja preocupada com a rapidez dessa mudança e com a capacidade da infraestrutura para atender à demanda, considera a tendência positiva.

Por outro lado, ela destacou que a grande maioria dos veículos convertidos é de serviço público, como táxis e veículos de plataformas como Uber, pois é mais econômico para eles. Além disso, ela afirmou que essa transição para o GLP pode ter um impacto significativo na economia, tanto para os usuários quanto para os distribuidores de combustível e para o país em geral.

Nesse sentido, ela afirmou que essa tendência reflete uma oportunidade que envolve múltiplos atores, incluindo o governo, o setor privado e o setor educacional, para beneficiar toda a sociedade. “De uma crise surge uma oportunidade e talvez este seja o momento em que estamos no país para iniciar, gradualmente, uma transição econômica”, resumiu Agudelo Ortiz.

Fonte: Surtidores LATAM