Luis Henrick de Oliveira

1 RESUMO

É inimaginável se pensar em um mundo sem energia. No atual estágio em que a humanidade se encontra essa ferramenta se tornou algo indispensável para nossas atividades. Pressupor uma vida sem ela é o mesmo que imaginar o planeta sem água, ou seja, quase impossível de se manter a sobrevivência. Os seres humanos ainda estariam usando as carroças para trabalho no campo. Após o pôr do sol não seria possível trabalhar sem iluminação. A falta de transporte público faria as pessoas caminharem por um longo período até chegar a seus trabalhos. Não existiriam computadores e nem internet, o que seria um retrocesso na comunicação. É inquestionável que a energia abriu as portas para o progresso da humanidade.

Atualmente encontra-se uma variedade de fontes de energia no Brasil, sendo a hidrelétrica a mais utilizada no país. Todavia, outras opções são operadas no país, como energia solar, energia termoelétrica, energia eólica, energia geotérmica, petróleo, biocombustíveis, carvão mineral, além de algumas outras pouco usadas, como a energia nuclear, gás natural e a ondomotriz (energia das ondas).

Neste artigo, em especifico, será desenvolvida uma pesquisa referente ao gás liquefeito de petróleo (GLP), mais conhecido como “gás de cozinha”, uma energia oriunda do petróleo. Vamos demonstrar de forma teórica, através de consultas bibliográficas as novas tendências de seu consumo no Brasil.

2 INTRODUÇÃO

Será feito um estudo a respeito do gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil, que por sua vez é um país de grande potencial para utilização dessa energia oriunda do petróleo, já que a Agencia Nacional de Petróleo (ANP) indica que ao longo dos próximos anos, o país poderá gerar uma grande produção desse energético em seu território. Ao longo deste trabalho serão discutidas as novas tendências do uso desta fonte de energia nas residências.

3 TENDENCIAS DE USO DO GLP NAS RESIDÊNCIAS

Não é por acaso que no território brasileiro o GLP é conhecido como “gás de cozinha”, o Brasil tem cerca de 5.570 municípios no país, e os botijões de gás chegam constantemente em todas as cidades, aproximadamente 91% das residências brasileiras utilizam do gás GLP para o preparo de suas refeições. O banho quente com a utilização do GLP é mais aconchegante e mais barato que o chuveiro elétrico. Ademais, a grande maioria das pessoas desconhece que existem outras inúmeras alternativas consideravelmente compensadoras. Energia limpa e eficiente, praticidade, economia são apenas algumas dentre os inúmeros benefícios do uso do GLP. Essa fantástica fonte de energia pode ser utilizada em residências para as seguintes finalidades: Aquecedor de Ambientes, Pátio Heater, Aquecedor de Água de Piscina, Lareira, Iluminação, Gerador, Fogão, Churrasqueiras e Fornos, Aquecedor de Água, Secadora e Lavadora de Roupas, Ar-condicionado, Geladeira, Mata-mosquito, Pressurizador de água para lavar carro, Veículos. (SINDIGÁS, 2022).

4 CONCLUSÃO

Durante a realização deste artigo, foi possibilitada a ampliação do debate relacionado há uma grande expectativa de novos consumos de GLP nas residências. O uso do GLP traz várias vantagens em relação a outras fonte de energia, tais como, economia significativa, gera energia limpa, não produz resíduos pesados, não agride o meio ambiente, é armazenada em recipientes próprios com garantia de fornecimento contínuo, é de fácil manuseio, transporte e armazenagem, proporcionando grande disponibilidade.

5 REFERÊNCIAS

A relação entre o GLP e a sustentabilidade. Disponível em: https://consigazempresas.com.br/sustentabilidade/. Acesso em: 11/10/2023.

Casa Moderna. Disponível em: https://www.sindigas.org.br/UTILIZACAOGLP/index.html. Acesso em: 05/09/2023.

Discente do 10º termo do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente.

luishck-eaf@hotmail.com

Fonte: Administradores