Agora é oficial. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a criação de joint venture entre três gigantes que atuam no setor de gás de cozinha (GLP): Edson Queiroz, Copa Energia e a Alemã Oiltanking que funcionará como veículo da importação de GLP para Suape.

A nova empresa com estimativa de investimento de R 1 bilhão junta dois gigantes do setor de distribuição de GLP no Brasil a Queiroz Participações dona das marcas Nacionalgás, Brasilgás e Paragás com sede em Fortaleza (CE) e operações em todo o Brasil com Copa Energia dona das marcas Copagás e Liquigás líder de engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) no Brasil e América Latina com sede em Campo Grande (MS) como um todo com a gigante Alemã Oiltanking Logística com operações no Porto de Açu (RJ num empreendimento de recepção de distribuição de GJP para as empresas do grupo e demais distribuidores no Nordeste.

Base regional

Na operação, as empresas criarão empreendimento de armazenamento de GLP, no terminal do Porto de Suape, no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, com capacidade de armazenamento de cerca de 120 mil m3 e contará com capacidade considerável de armazenagem do gás refrigerado. O espaço do empreendimento já pertence à Queiroz Participações que vai receber a nova unidade.

A operação beneficiará o Nordeste, uma vez que há dependência da oferta de importações, que atualmente são feitas por intermédio de navio-cisterna da Petrobras. Com a implantação do empreendimento a permanência do navio pertencente à Transpetro se torna dispensável devendo o mesmo ser relocalizado.

Disputa na sociedade

O contrato foi assinado no Governo Paulo Câmara, na gestão do então presidente de Suape, Roberto Gusmão, mas as empresas Ultragaz pertence ao grupo econômico controlado pela holding Ultrapar, parte do Grupo Ultra e SGB, empresa do Grupo SHV, tem atividades no mercado de GLP entraram no CADE pedindo que o projeto só fosse autorizado com a adição delas como sócias da planta.

No seu voto, o relator conselheiro Diogo Thomson não aceitou os pedidos de intervenção da SGB e Ultragaz afirmando que eles não estão plenamente balizados por elementos argumentativos e informativos. O conselheiro relator, Diogo Thomson, afirmou que a nova empresa não afetará o mercado.

Para Suape a decisão do CADE abre as portas para mais um empreendimento na sua zona portuária enquanto tenta fechar a conclusão da instalação de uma terminal de regaseificação.
Duas semanas antes de deixar o governo, o governador Paulo Câmara anunciou a instalação de um Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), no Porto de Suape. Com investimentos de R$ 2 bilhões.

Aguardado do Regás

O projeto do Regás seria desenvolvido pela holding brasileira OnCorp, presente nos mercados do Brasil e da Argentina, cuja atuação está voltada para o setor de produção e serviços de geração de energia, Ela foi a vencedora do processo de seleção e arrendou o Cais de Múltiplos Usos (CMU), que passará a funcionar, exclusivamente, para esse tipo de operação.

A operação do terminal contará com a participação da Shell, multinacional do setor de óleo e gás. Uma das primeiras companhias a receber o gás da Shell, via Terminal de Regás, será a Termopernambuco, termoelétrica de 498 MW, vencedora do Leilão de Reserva de Capacidade de 2021.

Fonte: uol.com