As autoridades do México ratificaram o aumento na produção de gás liquefeito e na demanda desse combustível pela população no país até o encerramento de 2023, conforme destacado pela mídia nacional.

Os dados fornecidos pela Comissão de Energia da Câmara dos Deputados indicam que o aumento resultou na venda de quase dois milhões e 800 mil cilindros pela empresa Petróleos Mexicanos (Pemex), que produziu 102 mil barris por dia de janeiro a novembro do ano passado.

De acordo com números publicados pelo jornal La Jornada, a petrolífera estatal conseguiu economizar mais de 795 milhões de pesos (47 milhões de dólares) para a população e apresentou um aumento na produção do hidrocarboneto de 11 por cento em relação ao mesmo período de 2022.

Em dias anteriores, o diretor da Pemex, Octavio Oropeza, afirmou que quase 17 milhões de residências o consomem no país centro-americano durante a coletiva de imprensa nacional sobre o processo de recuperação da empresa após graves danos causados por tentativas de privatização.

Atualmente, a Pemex atende cerca de 60 por cento do mercado interno de gás, que é distribuído em todo o país por meio da iniciativa pública Gas Bienestar, garantindo preços mais acessíveis e buscando fortalecer a política energética e a economia.

Fonte: Prensa Latina