Sabia que as indústrias que dependem do GLP representam mais de 6% do PIB nacional? O setor pesqueiro, agroindustrial, têxtil e avícola utilizam gás liquefeito de petróleo para seu desenvolvimento. Além disso, mais de 7 milhões de lares o utilizam como combustível para cozinhar. São mais de 200 mil restaurantes, mais de 20 mil hotéis e 20 mil centros de saúde em todo o país que também o utilizam como fonte de energia. Além disso, no setor veicular, consome-se 35% do total de GLP a nível nacional.

“Este tipo de gás é uma fonte de energia para cerca de 28 milhões de peruanos e seu alcance ainda pode ser ampliado para mais pessoas do país graças à capacidade de ser envasado e transportado para todos os lugares, e graças também ao fato de que existem mais de 1.600 postos de serviço no país”, comenta Alessandra Dentone, Gerente Comercial da Solgas, que também compartilha 4 dos principais benefícios deste combustível:

1. Energia acessível e transportável: Sendo produtores de GLP, temos disponibilidade e acessibilidade a este recurso, bem como uma rede de distribuição flexível, seja para uso doméstico, industrial ou veicular. Transportá-lo é simples, pode ser feito por mar ou estrada, sem a necessidade de grandes infraestruturas de tubulação, alcançando áreas remotas onde outras redes de fornecimento de energia não têm acesso, ou seja, o GLP pode contribuir para reduzir a pobreza energética no país.

2. Amigável com o meio ambiente: O GLP reduz as emissões de óxido de nitrogênio em cerca de 68% e as emissões de dióxido de carbono em cerca de 15%. Em contraste com outras fontes de energia, o uso deste combustível não gera resíduos nocivos ou potencialmente perigosos. Em relação à eletricidade, gera 30% menos emissões e estima-se que emite 150 vezes menos monóxido de carbono e uma proporção significativamente menor de partículas muito pequenas (MP2,5) do que quando se usa lenha ou carvão, que são tipos de energia que não apenas afetam o planeta, mas também poluem o ar doméstico causando doenças cerebrovasculares, cardiopatia isquêmica, doença pulmonar obstrutiva crônica e até câncer de pulmão.

3. Não danifica o motor do carro: O GLP veicular oferece uma combustão mais limpa, gerando menos resíduos e depósitos no motor. Isso reduz o desgaste e a corrosão, prolongando sua durabilidade e diminuindo a necessidade de reparos caros. Comparado ao gás natural (GN), o gás liquefeito de petróleo tem uma temperatura de chama mais baixa que evita um desgaste prematuro de suas peças e minimiza o estresse térmico nas câmaras de combustão. Essas propriedades físico-químicas contribuem para um melhor desempenho e longevidade do motor, garantindo um funcionamento mais eficiente e econômico do veículo.

4. Maior economia financeira: Em comparação com gasolina ou diesel, o GLP é mais econômico, podendo representar até 40-50% de economia para os consumidores finais, tornando-o ainda mais acessível.

“Outra de suas vantagens é que é manejável e tem uma excelente relação volume/energia, então pode entrar em ação rapidamente após desastres naturais e crises humanitárias que exijam disponibilidade local de energia para aquecimento, cozinha ou geração de eletricidade”, conclui Dentone.

Fonte: El Gas Noticias