A AIGLP – Associação Iberoamericana de Gás Liquefeito de Petróleo – promove seu 37º Congresso, com dois dias de debates, 14 e 15 de março, no Rio de Janeiro, reunindo as maiores empresas do mercado de GLP da região. Já estão confirmados para a abertura do evento o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia; a diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, Heloísa Borges; e o secretário de Energia e Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro, Hugo Leal. O evento contará ainda com a presença de autoridades, como o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, o diretor da ANP Daniel Maia e representante do MME.

Para o presidente da AIGLP, Aurélio Ferreira, o evento fortalece a integração de toda a indústria de GLP da América Latina em prol de uma agenda de temas comuns a vários países da região. “É um evento importante, especialmente na defesa de boas práticas regulatórias que criam um ambiente de negócios propício para investimentos que levam segurança e qualidade ao consumidor; sem contar que reúne todos os parceiros da indústria, desde produtores, fornecedores, distribuidores, empresas de tecnologia, promovendo network e negócios”, ressalta Ferreira. Segundo o executivo, o evento deste ano será maior que o anterior, em presença de congressistas, autoridades e com ampla representatividade internacional, incluindo participantes de fora da América Latina.

Durante o evento serão debatidos os seguintes temas: Regulação econômica na indústria de GLP na América Latina; Cenários para a indústria de GLP para os próximos 50 anos; Pobreza energética na América Latina: ações e diretrizes de política pública – todos no primeiro dia, quando também será apresentado o caso de sucesso selecionado pela WINLPG (rede global que apoia as mulheres na indústria de GLP) acerca da planta operacional da YPF, desenvolvida contemplando o bem-estar feminino.

No último dia do Congresso da AIGLP serão realizados dois blocos de debates – Investimentos em terminais e a necessidade de segurança regulatória e jurídica; e Inovações e tendências da indústria para o futuro. Haverá ainda uma palestra sobre Segurança na indústria de GLP.

“Com essa programação, queremos discutir temas que são importantes para o mercado de GLP na região de forma geral, como questões regulatórias e de segurança jurídica, que afetam os investimentos do setor – custosos e de retorno a longo prazo; projeções de oferta e demanda; pobreza energética, trazendo exemplos de experiências bem-sucedidas que podem ser replicadas no Brasil”, explicou o diretor executivo da AIGLP, Fabrício Duarte. Segundo ele, o encontro será ainda uma oportunidade para desfazer conceitos como o de que o mercado tem alta concentração e pouca competição e que é pouco inovador. “Queremos mostrar que nosso negócio tem muito mais virtudes e, no campo da inovação, está sempre trazendo novas soluções em experiência do consumidor, formas de pagamento e logística de entrega”, concluiu.

Paralelamente ao evento, que acontecerá no hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, será realizada uma feira com 74 estandes de empresas expositoras do setor de GLP. A expectativa é de que mais de 1,5 mil pessoas visitem a feira, na qual serão apresentadas as novidades em soluções técnicas desenvolvidas por essa indústria. Para o Congresso são esperados 200 participantes.

37º Congresso da AIGLP

Datas e horários: 13 de março (coquetel de abertura, a partir das 19h); 14 (9h às 18h); 15 (9h às 14h30). A feira abre para visitação nos dias 14 e 15 às 9h.

Local: Hotel Windsor Oceânico (Rua Martinho de Mesquita, 129 – Barra da Tijuca).

Sobre a AIGLP

A AIGLP – Associação Iberoamericana de Gás Liquefeito de Petróleo – é uma instituição privada de mais de 35 anos, criada com o fim de promover as boas práticas do setor no que tange a segurança, excelência na prestação de serviço, logística eficiente, assim como o desenvolvimento técnico-científico do setor de GLP em sua região de atuação. Atualmente conta com 64 membros.

Informações à imprensa:

Insight Comunicação

Vania Santos (21) 98187-4127

vania.santos@insightnet.com.br

Fonte: El Gas