Nesta segunda-feira, foi divulgado o relatório anual da Lipigas, onde o presidente do conselho de administração, Juan Manuel Santa Cruz, delineou as principais metas para os próximos cinco anos.

“A Lipigas tem metas para os próximos 5 anos e planos concretos para alcançá-las. Propomos que 100% da operação interna da empresa seja neutra em carbono; que 10% do EBITDA venha da EVOL e que 25% do nosso EBITDA provenha de países diferentes do Chile, meta que estamos a um ponto de cumprir antecipadamente. Além disso, esperamos ter uma oferta de gases renováveis até 2030, além do biogás mencionado em parágrafos anteriores”, disse Santa Cruz na carta dirigida aos acionistas.

Ele acrescentou que “há 6 anos, 14% do EBITDA da empresa vinha de negócios fora do Chile. No encerramento de 2023, esse número chegou a 24%, demonstrando o avanço do nosso processo de internacionalização e diversificação como parte da estratégia da empresa. Vemos aqui um grande potencial de crescimento”.

Por outro lado, ele se referiu ao plano estratégico da empresa, que considera três eixos principais.

“Potencializar o seu principal negócio, que é o gás, tanto liquefeito quanto natural, no Chile, Colômbia e Peru; participar do crescente negócio elétrico, através de sua subsidiária EVOL, fornecendo serviços que permitam melhores condições comerciais aos nossos clientes; participar em “novos negócios”, através da subsidiária logística digital (LDD), que permitam aumentar nossa fonte de receita, aproveitando as fortalezas que temos, tanto em termos logísticos quanto na relação que temos com milhões de clientes”, afirmou.

Além disso, ele afirmou que buscam oferecer um produto mais sustentável, incorporando biogás neutro em carbono.

“Esse gás será usado pelos mesmos caminhões de carga pesada que atualmente abastecem nas estações de serviço da Lipigas, e também para os lares de Osorno e Puerto Montt, onde operamos redes de gás natural”, indicou.

Por fim, ele afirmou que “na segunda linha de ação, de acessibilidade, em relação aos clientes de gás engarrafado em cilindros, onde no Chile atendemos a mais de 2 milhões de lares, consolidamos nosso sistema de venda direta, ou seja, sem intermediários, o que nos permitiu chegar com preços mais baixos aos clientes finais”.

Fonte: La Tercera