Chile

A empresa foi a primeira a implementar uma estação para caminhões movidos a gás natural liquefeito (GNL) no país – em Linares – e hoje anuncia duas novas instalações desse tipo em Paine, Região Metropolitana, e Puerto Montt, Região de Los Lagos. A rede será o primeiro corredor de energia mais limpa para veículos de carga pesada no país e, no futuro, buscará conectar Lima ao sul do Chile.

Há dois anos, a Lipigas iniciou seus planos para construir o primeiro corredor verde para o transporte de carga pesada no país e hoje anuncia que novas estações de serviço se juntarão ao projeto. São dois novos pontos para abastecer caminhões com GNL; um em Paine, Região Metropolitana, que estará operacional em dezembro deste ano; e outro em Puerto Montt, Los Lagos, previsto para funcionar em março de 2024. Juntas, espera-se que abasteçam mais de 100 veículos desse tipo.

“O GNL é uma opção eficiente, comprovada e disponível para a redução de CO2 no planeta. É uma alternativa mais sustentável, que permite reduzir significativamente as emissões geradas pelo combustível diesel e em 96% as emissões de material particulado, além de contribuir para mitigar consideravelmente a poluição sonora”, explicou o gerente de Negócios de GNL, Biocombustíveis e Hidrogênio Verde da Empresas Lipigas, Esteban Rodríguez.

O executivo acrescentou que “essas duas novas estações que se juntam à rede nos permitirão alcançar mais veículos com esta alternativa e, num futuro próximo, oferecer gás natural liquefeito renovável, uma opção ainda mais sustentável na qual já estamos trabalhando e que esperamos ter disponível no final de 2024”.

Ambas as estações se somam às inauguradas em Tabolango, Região de Valparaíso, em 2022; e em Linares, Região de Maule, em 2021. Assim, a empresa avança na construção do primeiro corredor de energia limpa para transporte de carga pesada no Chile. O plano é instalar estações de serviço em pontos estratégicos para abastecer caminhões que operam com GNL do norte ao sul do país e depois expandir sua extensão internacionalmente.

Para isso, a Lipigas adquiriu 60% da Limagas Natural Movilidad, uma empresa peruana através da qual planeja construir e operar estações de serviço para o abastecimento de GNL ou gás natural veicular naquele país. No futuro, essa aquisição contribuirá para a expansão do corredor a nível internacional.

Próximo passo: Gás natural liquefeito renovável para caminhões

Da empresa, afirmam que o gás continuará sendo uma energia de alto consumo e relevante no Chile. Por isso, como parte da estratégia de crescimento, transformação e diversificação, estão trabalhando em inovações para tornar o gás, seu principal negócio, cada vez mais eficiente e sustentável.

Para atingir este objetivo, a Lipigas construirá uma planta para produção de gás natural liquefeito renovável (GNL-R), um combustível neutro em carbono que pode ser obtido do tratamento de resíduos orgânicos em um processo de economia circular e que também servirá para abastecer os caminhões de carga pesada que atualmente utilizam GNL como combustível.

Localizada na Região de Ñuble, a planta, que teve um investimento de US$ 8 milhões, terá capacidade para processar diariamente entre 7.500 e 16.500 m3 de GNL-R e estará operacional no final de 2024.

Graças à sua operação, será possível reduzir em mais de 19.000 as toneladas anuais de emissões de CO2 ao substituir o uso de diesel nos caminhões de carga e diminuir em 96% as emissões de material particulado. As emissões de óxido de nitrogênio e enxofre seriam reduzidas em 85%. A redução de CO2 equivale a retirar de circulação mais de 6.000 carros ou plantar mais de 38.000 árvores.

Fonte: Portal Minero