O governador do Departamento Renson Martínez Prada cumpriu uma intensa jornada na cidade de Bogotá. Inicialmente, ele teve uma reunião com o Ministro de Minas e Energia Andrés Camacho e a representante da Câmara Karen Manrique para autorizar mais de 9 bilhões de pesos à empresa de energia de Arauca ENELAR E.S.P., referentes aos subsídios do último trimestre de 2023.

Além disso, foi acordado o desenvolvimento de uma cúpula de energia para priorizar os projetos de maior impacto que poderão ser financiados pelo Governo Nacional e pelas empresas petrolíferas no departamento de Arauca.

Seguindo sua agenda, o governador teve um encontro com o Deputado Germán Rozó Anís, representantes da Araucana de Gases e funcionários do Ministério de Minas e Energia, onde discutiram temas relacionados à implementação e uso do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) Veicular em Arauca (AUTOGLP).

Um dos pontos destacados foi o planejamento de um teste piloto que beneficiará especialmente o transporte público. Além disso, está prevista a instalação de três estações de serviço GLP em Arauca, Saravena e Tame, com o objetivo de alcançar uma redução significativa, próxima a 40%, nos custos atuais de combustíveis como a gasolina.

Posteriormente, o governador participou de uma mesa de trabalho com o Departamento Nacional de Planejamento, Indepaz e a Fundação Paz y Reconciliación, onde foram destacados os pilares estratégicos, como as Maquetas de Paz e os Pactos Territoriais, que permitirão apoiar programas locais e governos regionais, promovendo o desenvolvimento dentro do quadro da Paz Total.

Martínez Prada também destacou que, graças ao mecanismo de obras por imposto, empresas como PAREX, Ecopoetrol e SierraCol Energy investiram mais de 400 bilhões de pesos no Departamento.

“O próximo passo é trabalhar em conjunto com os prefeitos da zona PDET e os municípios ZOMAC para priorizar projetos”, indicou o governador, que compartilhou essas informações ao encerrar o dia em uma mesa de trabalho com os diretores da Renovação do Território Raúl Delgado e do Fundo Colômbia em Paz Wilmer Leal, estabelecendo critérios-chave para priorizar projetos PDET e iniciativas que serão financiadas por meio de obras por impostos, apostando, assim, na paz no território.

Fonte: La voz del Cinaruco