No Estado do México, mais de 350 estações de distribuição de gás LP estão operando, no entanto, mais da metade opera ilegalmente, promovendo a venda de combustível roubado da Petróleos Mexicanos (Pemex).

Isso foi indicado pelo licenciado Carlos Serrano, diretor-geral da Asociación Mexicana de Distribuidores de Gas Licuado y Empresas Conexas (Amexgas), durante o Congresso do Gás LP 2023. Ele afirmou que o roubo está crescendo rapidamente, demonstrando que as autoridades em todos os níveis não estão combatendo adequadamente o crime.

Apenas usando o Estado do México como exemplo, há 350 estações que vendem gás, e menos da metade delas possui permissão. “Por que as autoridades permitem que essas 180 estações (ilegais) operem todos os dias à vista de todos? Elas deveriam ser fechadas amanhã!”, questionou Carlos Serrano, presidente da Amexgas.

O Estado do México, cuja capital é Toluca e está localizado no centro-sul do país, tem uma população de quase 17 milhões de habitantes, conforme registros de 2020, sendo um dos estados mais populosos, concentrando-se na Zona Metropolitana del Valle de México, próxima à Cidade do México.

Além disso, Serrano destacou que esse crime tem se concentrado no centro do país, como na Cidade do México, Puebla, Veracruz, Hidalgo, Tlaxcala e Estado do México.

Fonte: AmericaGLP