A Associação de Postos de Gasolina e Serviços do Peru (AGESP) se reuniu com representantes do Escritório Regional de Lima Norte da Osinergmin. Segundo relatos, o encontro teve como objetivo abordar o crescente problema do contrabando interno de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

Durante a reunião, agentes do Organismo Supervisor do Investimento em Energia e Mineração compartilharam as ações de fiscalização que estão realizando para combater a venda informal desse combustível.

Além disso, conforme apurado pelo Surtidores LATAM, foi relatado sobre as inspeções frequentes ao Sistema Price e ao Sistema de Controle de Ordens de Pedido (SCOP) de agentes supostamente vinculados a práticas ilícitas.

É importante ressaltar que o principal objetivo dessas supervisões é identificar qualquer atividade que viole as disposições normativas atuais do setor, tomando as medidas administrativas correspondentes de sanções.

Por sua vez, a AGESP forneceu informações à Osinergmin, contribuindo para a identificação de Postos de Serviço responsáveis e apoiando a imposição de medidas e sanções administrativas, incluindo o cancelamento de registros de hidrocarbonetos quando necessário.

Na reunião estavam presentes vários representantes, como o Engenheiro Victor Purilla, Chefe do escritório de Lima Norte; Nadia Fernandez, Representante da Área legal; e Cinthya Chapoñam, Especialista regional em Hidrocarbonetos da Osinergmin.

Além disso, pelo lado da AGESP, participaram Renato Baluarte, Gerente Geral; Isabel Tunqui, Chefe da Área legal; e Anthony Pinedo, Membro do Comitê de Gás Natural e GLP.

Além das ações imediatas, desde o sindicato dos empresários varejistas do setor de combustíveis, solicitaram reuniões com outras autoridades envolvidas, buscando soluções para reverter essas ações que afetam não apenas o mercado de hidrocarbonetos, mas também o Estado.

Fonte: Surtidores LATAM