Nova Délhi – O comitê permanente de petróleo e gás natural recomendou que o governo da União construa cavernas subterrâneas de rocha para armazenar gás liquefeito de petróleo (GLP), diante da crescente demanda pelo combustível.
Atualmente, as companhias de comercialização de petróleo (OMCs) utilizam uma caverna subterrânea com capacidade de 60.000 toneladas em Visakhapatnam para armazenar propano e butano. Além disso, a estatal Hindustan Petroleum Corp. Ltd está construindo outra caverna subterrânea para GLP, com capacidade de 80.000 toneladas, que deve entrar em operação ainda este ano.
“O comitê destaca que o armazenamento de GLP em cavernas oferece uma solução segura e ecologicamente correta para armazenar grandes quantidades de gás. As cavernas subterrâneas são menos suscetíveis a desastres naturais e ameaças externas, em comparação com os tanques de armazenamento na superfície”, afirmou o comitê em sua recomendação ao governo da União.
O painel parlamentar elogiou a iniciativa das OMCs de construir cavernas subterrâneas para armazenamento de GLP e recomendou que o governo explore a viabilidade de novos projetos de cavernas em locais do país onde as condições geológicas sejam favoráveis, garantindo a segurança energética da Índia.
Demanda crescente por GLP
A demanda doméstica por GLP cresceu nos últimos anos, impulsionada pelo incentivo do governo à adoção do combustível no âmbito do programa Pradhan Mantri Ujjwala Yojana (PMUY). Lançado em 2016, o programa tem como objetivo fornecer acesso a combustíveis limpos para cozinhar a famílias de baixa renda.
Pelo PMUY, são fornecidas conexões de GLP sem necessidade de depósito para mulheres adultas de famílias carentes. Até 1º de janeiro, já haviam sido emitidas 103,3 milhões de conexões PMUY em todo o país.
Em outubro de 2023, o governo aumentou o subsídio direcionado aos beneficiários do PMUY para ₹300 por recarga de botijão de 14,2 kg, ante os ₹200 anteriores por cilindro.
O comitê também recomendou que, para aumentar o consumo per capita de GLP entre os beneficiários do PMUY, o governo incentive a distribuição de botijões menores, de 5 kg e 10 kg.
Reservas estratégicas de petróleo
O painel enfatizou ainda a necessidade de expandir a capacidade de reservas estratégicas de petróleo para reforçar a segurança energética do país.
A Indian Strategic Petroleum Reserves Ltd (ISPRL) já estabeleceu reservas estratégicas de petróleo bruto com capacidade total de 5,33 milhões de toneladas, distribuídas em três locais: Visakhapatnam, Mangaluru e Padur.
Quando estiverem completamente operacionais e com capacidade total, essas reservas subterrâneas poderão suprir a demanda nacional de petróleo bruto por cerca de 9,5 dias.
Em resposta escrita na Lok Sabha (câmara baixa do Parlamento) na última quinta-feira, o ministro de Estado para Petróleo e Gás Natural, Suresh Gopi, afirmou que a capacidade nacional de armazenamento de petróleo bruto e produtos petrolíferos atualmente cobre 74 dias de consumo, sendo 64,5 dias nas instalações das OMCs e 9,5 dias nas cavernas subterrâneas.
“O comitê também insta o governo a alcançar o padrão global de manter 90 dias de reservas de petróleo no país como uma medida de longo prazo”, concluiu o relatório do comitê parlamentar.
Fonte: Live Mint