A indústria do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na América Latina está se preparando para um evento que reunirá os principais atores do setor no 37º Congresso da Associação Ibero-Americana de Gás Liquefeito de Petróleo (AIGLP). Este congresso começou sua contagem regressiva, pois está agendado para os dias 14 e 15 de março no Rio de Janeiro, e promete ser uma plataforma para discutir temas cruciais.

Da AIGLP, foi confirmada a participação de figuras proeminentes como Rodolfo Saboia, diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Heloísa Borges, diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e Hugo Leal, secretário de Energia e Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro. O evento também contará com a presença de autoridades como o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, o diretor da ANP Daniel Maia e um representante do MME.

Nesse sentido, o presidente da AIGLP, Aurélio Ferreira, destacou a importância do congresso para fortalecer a integração da indústria de GLP na América Latina, observando que “é um evento importante, especialmente na defesa de boas práticas regulatórias que criam um ambiente de negócios propício para investimentos que levam segurança e qualidade ao consumidor”.

Ferreira enfatizou que esse espaço está planejado para reunir diversos atores da indústria, desde produtores até fornecedores e distribuidores, promovendo o networking e a geração de negócios.

O programa do congresso incluirá debates sobre uma ampla gama de temas relevantes, desde a regulação econômica na indústria de GLP na América Latina até os cenários futuros e a pobreza energética na região. Além disso, será apresentado um estudo de caso selecionado pela WINLPG, uma rede global que apoia mulheres do setor, destacando a planta operacional da YPF e seu foco no bem-estar feminino.

Por outro lado, no último dia, serão abordadas questões críticas como investimentos em terminais e a necessidade de segurança regulatória e jurídica, bem como inovações e tendências da indústria para o futuro. Também haverá uma palestra sobre segurança na indústria de GLP, enfatizando o compromisso do setor com as melhores práticas e a proteção dos trabalhadores e do meio ambiente.

Além dessas sessões de debate, o congresso contará com uma feira que reunirá 74 empresas expositoras do setor de GLP, apresentando as últimas novidades em soluções técnicas desenvolvidas pela indústria. Espera-se que mais de 1,5 mil pessoas visitem a feira, demonstrando o interesse e a relevância do evento na região.

O diretor executivo da AIGLP, Fabrício Duarte, afirmou que este congresso será uma oportunidade para discutir temas importantes para o mercado de GLP na região, como regulação e segurança jurídica, e para desmitificar conceitos errôneos sobre a indústria. “Queremos mostrar que nosso negócio tem muitas virtudes e está sempre trazendo novas soluções em experiência do consumidor, formas de pagamento e logística de entrega”, concluiu Duarte.

Fonte: Surtidores LATAM