Atualmente, por meio da busca por opções mais limpas e sustentáveis para o transporte, o Gás Natural Veicular (GNV) e o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) emergem como protagonistas na transição para combustíveis mais amigáveis ao meio ambiente.

Nesse sentido, eles não apenas oferecem uma alternativa eficiente, mas também desempenham um papel crucial na redução das emissões de carbono. No entanto, a infraestrutura em constante expansão para o fornecimento de GNV e GLP é fundamental para a adoção por parte dos motoristas.

Na América Latina, existem inúmeras Estações de Serviço específicas para GNV, equipadas com instalações de compressão, e as convencionais que oferecem GLP facilitam o acesso a esses energéticos para todos os clientes.

Quanto aos benefícios desses combustíveis do ponto de vista ambiental, Surtidores LATAM consultou Deinar Agudelo Ortiz, especialista com 13 anos de experiência no setor, fundadora da Natural Motos, destacada por seu trabalho no desenvolvimento de tecnologias e implementação de normas para veículos de duas e três rodas com Gás Natural Veicular (GNV).

Em primeiro lugar, a referida explicou que tanto o GNV quanto o GLP têm um impacto positivo na redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Vale ressaltar que a combustão desses emite significativamente menos dióxido de carbono em comparação com gasolina e diesel, o que pode também contribuir para melhorar a sustentabilidade ambiental do transporte nas cidades.

Especificamente, a especialista forneceu um exemplo relacionado a testes em uma moto, indicando que normalmente poderia emitir até 167 gramas de CO2 por quilômetro, mas ao utilizar GNV, essas emissões são reduzidas para 99 gramas de CO2.

De fato, ao queimar mais limpo, eles contribuem para melhorar a qualidade do ar em áreas urbanas, reduzindo a presença de poluentes atmosféricos prejudiciais. “São combustíveis que reduzem as descargas no ambiente em até 30, 40, 60 por cento em média”, resumiu Agudelo Ortiz.

Fonte: Milagros CañeteSurtidores Latam