• O Programa PMUY (sigla em hindu) retirou um grande número de mulheres das áreas rurais do uso de lenha desde 2016. Síntese apresentada no 37º Congresso da AIGLP.

Com fundos públicos, a Índia lançou em maio de 2016 o Pradhan Mantri Ujjwala Yojana (PMUY, sigla em hindu), com o objetivo de retirar o uso diário de lenha de mais famílias que vivem em áreas rurais.

Desde maio de 2016 até agora, foram estabelecidas 325 milhões de conexões de GLP nas áreas rurais da Índia. O PMUY consiste na doação de um cilindro de gás e um fogão para cozinhar em “lares economicamente vulneráveis”, cujas beneficiárias são “mulheres adultas”.

Além disso, essa política é acompanhada por 12 cilindros de gás subsidiados (de 14,2 quilogramas cada um) por ano.

O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, destacou que “o GLP era a principal fonte de energia para cozinhar nas áreas urbanas da Índia, mas a disponibilidade de energia limpa para cozinhar era um grande desafio para os lares rurais”, que, acrescentou o diplomata, “em uma grande proporção ainda dependiam de biomassa, como lenha, esterco, resíduos de culturas e carvão vegetal, para suas necessidades culinárias”.

No início do PMUY, 106 milhões de conexões gratuitas de gás foram beneficiadas, o que evoluiu de maneira significativa. O embaixador Reddy observou: “o consumo médio de GLP pelos consumidores do PMUY aumentou 29%, passando de 3,01 recargas em 2019-20 para 3,87 recargas em 2023-24. O número total de conexões domésticas de GLP aumentou para 325 milhões”.

Outro ponto destacado pelo diplomata é a “transferência direta de dinheiro, sem corrupção ou intermediários, para as mulheres beneficiadas”. O governo indiano opera com um orçamento anual de $1,5 bilhão.

Além do benefício das 325 milhões de conexões de cilindros de gás, deve-se considerar também o investimento e a geração de empregos formais em todas as plantas de envase e distribuição.

Nesse sentido, Reddy observou que o PMUY “efetivamente aborda vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 2030):

  • Saúde e bem-estar (redução de doenças respiratórias)
  • Igualdade de gênero: empoderamento das mulheres nas aldeias
  • Garantia de acesso a uma energia limpa e acessível.
  • Indústria, Inovação e Infraestrutura (GLP renovável / EME renovável).
  • Ação Climática: Proteção dos recursos florestais.

Fonte: AmericaGLP