Nicarágua e a China assinaram na quinta-feira um empréstimo equivalente a cerca de 430 milhões de dólares para a construção de um aeroporto internacional e um terminal de gás liquefeito, informaram autoridades.

O acordo faz parte de uma “parceria estratégica” anunciada esta semana após uma conversa telefônica entre o presidente chinês, Xi Jinping, e seu homólogo nicaraguense, Daniel Ortega, disse Laureano Ortega Murillo, filho do presidente e assessor presidencial para investimentos, comércio e cooperação internacional.

“Sentimo-nos orgulhosos e felizes por poder realizar esta importante cerimônia nesta noite aqui em Manágua e na sexta-feira, 22, na China”, afirmou Ortega Murillo à mídia oficial após o evento virtual.

Os fundos chineses serão destinados ao projeto do Aeroporto Internacional Punta Huete e ao Projeto Três Esferas para o armazenamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), indicou Ortega Murillo.

O ministro das Finanças e Crédito Público, Iván Acosta, disse que “estamos falando sobre mobilizar recursos significativos para o país, mais de 430 milhões de dólares”.

Ele acrescentou que o acordo é em moeda chinesa, o yuan, o que considerou “uma vantagem importante para o país na estratégia de desdolarização”.

A empresa estatal China CAMC Engineering trabalhará na reconstrução, expansão e melhoria da pista de Punta Huete, cerca de 58 quilômetros ao norte de Manágua, para transformá-lo em um aeroporto internacional, e na planta de GLP.

“Estamos diante de um projeto de transformação do país” com o novo aeroporto que permitirá maior conectividade com a Ásia, Europa e outras regiões, acrescentou Acosta em declarações ao canal 4.

Ambos os países anunciaram em outubro vários projetos de infraestrutura a cargo de empresas chinesas.

Em agosto passado, ambos os países assinaram um Tratado de Livre Comércio que entrará em vigor em 1º de janeiro.

Nicarágua e China aceleraram seus laços de cooperação desde que restabeleceram relações diplomáticas em 2021, depois que Manágua cortou os laços com Taiwan, que Pequim considera um território próprio a ser recuperado.

Pequim e Manágua mantiveram relações diplomáticas no primeiro governo do sandinista Daniel Ortega, na década de 1980, mas após sua derrota nas eleições de 1990, sua sucessora na presidência, Violeta Barrios de Chamorro, rompeu com o gigante asiático e estabeleceu laços com Taiwan.

Fonte: La Nación.