Imagem:  Guía del Gas

A empresa Provigas importou a mais recente tecnologia em cilindros de gás liquefeito de petróleo (GLP) para as ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina.

Os primeiros cilindros de material composto Hexagon Ragasco® (fibra de vidro) para uso residencial na Colômbia foram importados da Noruega e representam um marco tecnológico no setor.

Os cilindros adquiridos pela Provigas para as ilhas de San Andrés, Providencia e Santa Catalina têm uma capacidade de 33,5 litros ou 15 quilogramas de GLP (propano, butano). São fabricados na Noruega pela Hexagon Ragasco®, a criadora e líder mundial em cilindros compostos.

A Provigas SAS ESP é a prestadora de serviços públicos domiciliares de GLP no Arquipélago de San Andrés, Providencia e Santa Catalina, realizando as atividades de transporte, distribuição e comercialização de serviços nas ilhas.

O ambiente salino do Caribe oferece um cenário ideal para a introdução de cilindros de fibra composta. “Por isso, após analisar diferentes alternativas de oferta, optou-se pela marca Hexagon Ragasco®, uma empresa que representa qualidade, experiência e confiabilidade, uma vez que a alta corrosão afeta o aço e outros metais, reduzindo a vida útil dos cilindros para não mais de cinco anos”, afirma a Provigas.

Além disso, os cilindros usados para atender à demanda de Providencia e Santa Catalina requerem um transporte marítimo adicional na borda das embarcações, o que os coloca em contato constante com o mar durante oito horas de viagem, acelerando seu desgaste em relação aos que permanecem em San Andrés.

Os cilindros compostos

O primeiro cilindro composto foi desenvolvido pela Hexagon Ragasco® em 1999 e hoje conta com mais de 24 milhões de cilindros em uso e mais de 24 anos de experiência. Os cilindros compostos oferecem várias vantagens sobre os de aço em termos de segurança, peso, durabilidade e facilidade de uso, entre outras.

Os cilindros de material composto são fabricados com uma matriz de fibra de vidro e resina de polietileno de alta densidade, usando um processo desenvolvido pela Hexagon Ragasco® que combina ambos os materiais e lhes confere propriedades adicionais em relação ao uso de cada componente separadamente.

A principal vantagem de um cilindro de material composto Hexagon Ragasco® é a sua resistência à corrosão. O cilindro não tem nenhuma parte metálica que possa oxidar e causar vazamentos de GLP ou reduzir a espessura mínima necessária para suportar a pressão interna. Além disso, o peso vazio é a metade de um cilindro equivalente de aço, facilitando o manuseio por operadores, transportadores e usuários.

Outra vantagem é que a fibra de vidro, o principal componente do cilindro, permite que o nível do líquido seja visualizado a olho nu, facilitando a determinação da quantidade de gás restante no recipiente e o planejamento da substituição.

Embora esta seja a primeira importação de cilindros compostos para uso residencial, na Colômbia eles já estavam em uso há sete anos para aplicações como empilhadeiras e embarcações. Agora, eles chegam para uso domiciliar.

Os cilindros de material composto Hexagon Ragasco® com fibra de vidro são usados em qualquer aplicação que requeira cilindros portáteis de GLP. Seu uso mais comum no mundo é para cilindros de uso residencial em cozinhas, aquecimento e aquecimento de água.

Também é importante o uso industrial em empresas de distribuição e armazenagem que utilizam empilhadeiras em ambientes internos e precisam limitar a quantidade de contaminantes e material particulado provenientes de combustíveis líquidos como gasolina, devido ao impacto que podem causar aos trabalhadores.

Vale ressaltar as iniciativas de países que proíbem o uso de motores de combustão que utilizam combustíveis líquidos em prol do uso de GLP para evitar a contaminação de rios e lagos que são fonte de água potável para cidades e populações.

A versatilidade do uso de GLP para cozinhar, gerar eletricidade de emergência e aquecimento não é igualada por nenhuma outra fonte em situações de emergência.

A maioria das ilhas do Caribe optou pelos cilindros de material composto Hexagon Ragasco® devido às suas várias vantagens. Eles estão presentes em todos os países da América, com exceção de alguns que não aprovaram regulamentações de uso, como Peru, Equador e Bolívia.

Na Colômbia, a Hexagon Ragasco® é representada pela empresa Mitsui & CO (Colômbia) Ltda, uma empresa de origem japonesa e subsidiária do grupo Mitsui, com mais de 65 anos de presença no mercado colombiano.

Fonte: Guía del Gas