Imagem: AmericaGLP

Quando na próxima segunda-feira o advogado Eduardo Rodríguez Chirillo assumir como Secretário de Energia, ele tem algumas ideias em mente para desenvolver na indústria de GLP, principalmente no que diz respeito à forma de comercialização do butano, que se livrará de subsídios cruzados nos preços de venda e compra.

De acordo com as informações disponíveis, as ideias da gestão para o setor podem ser:

– Ir para a liberação do preço de venda e compra de butano, de acordo com o valor da paridade de exportação;

– Não haveria mais cotas de compra de butano subsidiado, e a compra seria limitada pela rotação e pela quantidade de recipientes adequados. Respeito à marca do recipiente de cada fracionador.

– Apenas buscar manter o subsídio para aqueles que realmente precisam no preço final de venda do botijão, como ocorre hoje no Programa Hogar con Garrafas.

– Haveria uma “depuração” do cadastro dos beneficiários do Programa Hogar con Garrafas, buscando identificar quem realmente precisa.

– Se a “depuração” for realizada, o atual registro de quase três milhões de beneficiários seria deixado para trás. O objetivo, que estaria sendo gerenciado pela equipe de Rodríguez Chirillo, seria incluir as famílias que realmente precisam, ajustando a quantidade de botijões por mês e vinculando a compra de cada botijão ao subsídio.

– Em resumo, as políticas seriam a implementação de um preço de venda de 10 quilos ao valor de mercado, respeitando a Lei Nº 26.020 que fala sobre preços que sustentem o negócio; o fim do Programa Hogar con Garrafas como o conhecemos hoje (subsídios em ambas as pontas: produtores e beneficiários finais); os preços poderiam ser referenciais e não máximos. Tudo seria uma questão de tempo ou “gradualidade”, como costuma ser dito.

Fonte: AmericaGLP