Em resposta à crescente problemática de preços desmedidos no mercado informal de botijões, que atingem cifras exorbitantes entre $9.000 e $12.000, a Resolução 11/2024 estabelece um novo preço máximo oficial para botijões de 10 kg, 12 kg e 15 kg. É importante ressaltar que esta medida não constitui um aumento, mas sim uma medida destinada a proteger os mais vulneráveis frente aos abusos do mercado.

A desregulamentação do mercado de preços de GLP busca promover uma maior eficiência econômica e estimular o investimento, gerando uma competição livre que elevará o mercado local de GLP a padrões internacionais.

O atraso acumulado nos preços do GLP nos últimos anos tem afetado gravemente o funcionamento do mercado, colocando em risco o abastecimento normal de Gás Butano em Botijões. É importante destacar que esses preços estão vinculados ao câmbio e ao preço dos combustíveis, o que tem acentuado ainda mais o desfasamento com as recentes modificações no câmbio e os aumentos no preço do Gasóleo.

A atualização dos preços máximos de referência associados à produção e comercialização de GLP busca refletir os custos econômicos reais da atividade em todas as suas etapas, garantindo a prestação do serviço com as condições de qualidade e segurança necessárias.

Desde maio de 2023, o preço do GLP estava congelado, e o último aumento ocorreu em outubro, com um incremento de 23%.

A Secretaria de Energia reafirma seu compromisso com a estabilidade do mercado energético e com o bem-estar da população, adotando medidas que promovam a transparência e o equilíbrio no setor do GLP na Argentina.

Fonte: Secretaría de Ernergía – Argentina