Imagem: AmericaGLP

As novidades no setor do GLP na Argentina são que ainda não foi designado um Diretor Nacional de GLP e falta definir a continuidade ou não do programa residencial com botijões. Além disso, não há informações sobre a compra de produto (butano) a preço subsidiado ou a paridade de exportação.

Quanto à compra com ou sem preço subsidiado, ainda não houve nenhuma comunicação aos operadores. Mesmo no mega Decreto N°70, assinado pelo presidente Javier Milei, não há menção à liberalização da comercialização do botijão de 10 quilos.

Quanto ao Programa Residencial com Botijões, até o momento desta informação, os beneficiários finais, cerca de 2,8 milhões de pessoas, e as produtoras não haviam recebido os pagamentos de dezembro.

Não há novidades também sobre a dívida dos Aportes Econômicos Transitorios (AET).

Em relação aos nomes em cogitação para ocupar a Direção de GLP, há uma dupla ou até uma tríade, sendo que um deles seria alguém do setor. Entre as festividades ou a primeira semana de janeiro, poderá haver novidades. O que está confirmado é Luis de Ridder, como subsecretário de Petróleo e Combustíveis líquidos, que será superior ao Diretor de GLP.

Fonte: AmericaGLP