Na tarde de ontem, o conselho da ANCAP decidiu prorrogar o subsídio de 50 por cento nas garrafas de gás para 300 mil lares beneficiários do MIDES com renda mais baixa por 180 dias.

A notícia foi antecipada ao Surtidores pelo presidente da ANCAP, Alejandro Stipanicic, durante a reunião oferecida pelo órgão petrolífero aos jornalistas credenciados na empresa.

É POSSÍVEL

O dirigente explicou que essa modalidade de aprovar os descontos de forma gradual poderia ser substituída. “Vamos propor uma solução legal para que esse benefício seja estabelecido por lei”.

Stipanicic concluiu que, desde a implementação desse sistema de subsídios, devidamente controlado e administrado pelo MIDES, “ficou comprovado que o benefício chegou às pessoas que deveriam recebê-lo. Já provamos que é possível, que é eficaz e que é uma experiência bem-sucedida que deve ganhar a dimensão de uma norma legal que a respalde de forma definitiva”.

Além disso, o chefe da ANCAP falou sobre a recente situação no Mar Vermelho, onde uma série de ataques a navios petroleiros foi registrada, algo que, segundo o dirigente, “pode impactar no preço dos combustíveis” na medida em que essa rota é normalmente utilizada pelos navios-tanque.

FRETES MAIS CAROS

“Essa situação, em que podem ocorrer desvios significativos na rota dos navios, causará aumento nos custos de frete e, portanto, poderia impactar nos preços internacionais”, explicou.

“Quando uma situação assim se generaliza e se prolonga no tempo, começa a impactar na oferta de petróleo no mundo. O petróleo não sai dos grandes produtores (Oriente Médio), então, diante da necessidade de contar com petróleo para refinar e atender à demanda por combustíveis, as empresas começam a adquiri-lo em outros mercados com preços mais elevados”, afirmou.

Para concluir, Stipanicic confirmou que as obras na refinaria La Teja estariam concluídas até o final de março de 2024.

Fonte: Surtidores Latam