O dispensador automático (único no Uruguai) localizado em Solymar é o primero de quatro que serão instalados pela empresa, e está operando 24 horas por dia, 365 dias no ano.

Parece que nos momentos mais inoportunos, como quando estamos preparando o jantar em um domingo à noite ou durante uma reunião familiar, é quando ficamos sem gás. É nesse momento que nos perguntamos o que fazer, porque não parece haver muitas opções. Para oferecer soluções, a Acodike desenvolveu um sistema inovador que distribui botijões de 13 kg usando uma tela interativa e o telefone.

O desafio era fornecer um serviço 24 horas por dia, garantindo segurança aos clientes e colaboradores da empresa. O dispensador, explicou o gerente geral da Acodike, Ricardo Cartagena, utiliza tecnologia existente na Europa, mas totalmente nova para o Uruguai, desenvolvida pela empresa local Smart Market, especializada em máquinas de venda automática.

O plano piloto começou com a instalação do primeiro dispensador em Solymar, especificamente no ponto de venda da Acodike na Avenida Giannattasio, km 23.200, um dos 250 que a empresa possui em todo o país.

Dessa forma, se depois do horário de atendimento do ponto de venda de gás, ou mesmo durante o mesmo, quisermos usar a plataforma de autoatendimento, basta se aproximar do dispensador, escanear o código QR com o celular e pagar com o telefone através do MercadoPago. O botijão vazio é depositado no mesmo local e, em troca, retiramos um cheio.

Oferecendo segurança e praticidade aos clientes

O dispensador tem capacidade para acomodar 20 garrafas, e em breve será possível reservar um botijão através do aplicativo ou do site da Acodike, utilizando diferentes meios de pagamento digital, pelo mesmo custo que se a compra fosse feita por meio tradicional.

Atualmente, a empresa está estudando as possíveis áreas para a instalação de três novos dispensadores que já possuem, analisando de que maneira as vendas ocorrem nas diferentes regiões em que atuam em todo o país.

A venda de gás, explicou Cartagena, “é feita por telefone, quando as pessoas pedem para entregar o botijão em casa, há caminhões que vão porta a porta e depois o cliente que vai buscá-lo no ponto de venda, e essa mistura não é a mesma em todas as áreas”.

As opções estão em alguns bairros de Montevideo, e não se descartam algumas capitais departamentais do interior. “Estamos estudando para ver de que forma podemos ser mais eficientes com o uso dessa nova tecnologia. A ideia não é saturar toda a cadeia com dispensadores, mas colocá-los onde as pessoas realmente precisam”, disse o gerente geral da Acodike.

O primeiro dispensador foi instalado em um ponto de distribuição como parte de um teste piloto, explicou Cartagena, “para que fique protegido e tenha todas as autorizações necessárias como ponto de venda de gás”, razão pela qual é totalmente seguro.

Uma empresa uruguaia de soluções energéticas

A ideia de instalar o primeiro dispensador automático de garrafas não é um evento isolado para a Acodike; ela faz parte de um percurso de inovação que teve início em 1956, com o início do envase e distribuição de supergás pela Associação Cooperativa de Distribuidores de Querosene.

Sendo líder em seu setor, a Acodike sempre se destacou por focar na segurança e satisfação do cliente. O produto principal é a venda de supergás, disponível em garrafas de 13 kg, 45 kg, e supergás a granel, além de tanques estacionários para grandes estabelecimentos comerciais, indústrias, clubes, entre outros, distribuídos em todo o país.

Para alcançar todo o território, a empresa possui uma extensa rede de distribuição em todo o país, com mais de 250 pontos de venda e uma ampla cadeia logística com centros de estoque e postos de distribuição de maior porte.

“Sempre nos concentramos em ser o mais acessíveis possível para o cliente, por isso temos pontos de venda por todo o país, mas sempre enfatizando a segurança”, explicou Ricardo Cartagena, que, além de ser o gerente geral da Acodike, integra o comitê de inovação e melhoria, de onde surgiu a ideia de instalar os novos dispensadores automáticos.

Dado que o supergás é um produto inflamável, a segurança é um ponto-chave para a Acodike. Por essa razão, a empresa mantém seu compromisso com a melhoria contínua nas áreas de Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, com certificação ISO 9001:2015 e ISO 45001:2018 para todos os processos.

Fonte: El País