Imagem: América Economía

A Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) iniciou a venda de 2.000 toneladas métricas (TM) de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para a Petróleos Paraguaios (Petropar), quantidade destinada ao mercado do país guarani.

“Sempre é um diferencial ter a Petropar como cliente direto. Estamos cobrindo sua demanda programada folgadamente com os excedentes disponíveis da Planta de Separação de Líquidos Carlos Villegas”, afirmou Armin Dorgathen, presidente da YPFB.

Da quantidade global mencionada, a empresa estatal de petróleo já enviou até o momento para o país vizinho 1.636 toneladas métricas de GLP. O restante será comercializado nos próximos dias, de acordo com o contrato de fornecimento de GLP assinado por ambas as petrolíferas, conforme informado em comunicado de imprensa pela estatal de petróleo.

Trata-se do reinício da venda de excedentes de GLP para a estatal Petróleos Paraguaios. Os técnicos das duas petrolíferas realizaram gestões prévias para a entrega do produto, com um prazo de vigência até o final de dezembro, a um preço vantajoso para ambos os países.

A estratégia comercial aplicada por ambas as empresas, de forma direta e sem a participação de intermediários, permite retomar o relacionamento comercial entre a YPFB e a Petropar.

A YPFB iniciou relações comerciais com a Petropar em 2016, estendendo-se até 2020. No ano passado, foram retomados os contatos com a petrolífera paraguaia, e concretizou-se o reinício da relação comercial entre as duas petrolíferas estatais.

A YPFB é a primeira empresa boliviana e uma referência na indústria de hidrocarbonetos na região, o que lhe permite viabilizar o desenvolvimento de atividades em nível internacional, com prioridade para o abastecimento de combustíveis no mercado interno.

Fonte: América Enonomía