La Paz, 31 de janeiro de 2024 (ABI) – A empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) aumentou os volumes de despacho de gás liquefeito de petróleo (GLP) e, na manhã desta quarta-feira, a partir da planta engarrafadora de Senkata, despachou 60.000 botijões para distribuição nas cidades de La Paz e El Alto, informou o diretor da Agência Nacional de Hidrocarbonetos (ANH), Germán Jiménez.
“O consumo diário de GLP é de 42.000 e, desta vez, estamos despachando 60.000 botijões para ‘inundar’ (com o produto) todas as áreas e para que as famílias tenham esse elemento básico do GLP”, disse Jiménez em coletiva de imprensa.
Além disso, ele informou que a ANH mobilizou cerca de 60 funcionários para acompanhar os caminhões na distribuição do GLP.
Ele acrescentou que a ANH garante o abastecimento deste combustível no departamento de La Paz, assim como em todo o território nacional.
“Queremos tranquilizar a população, a Bolívia é produtora e exportadora, e há volumes necessários de GLP, temos dias específicos de autonomia, não apenas o GLP é recebido por caminhões-tanque, mas também por dutos em Senkata”, explicou.
Ele informou que a YPFB envasou os 60.000 botijões até as 02h00 desta quarta-feira e, às 05h00, começou novamente o envase de outros. O consumo diário de GLP na Bolívia é de quase 125.000 botijões.
“O GLP está garantido para o departamento de La Paz e para todo o território nacional, além disso, temos volumes adicionais destinados à exportação para o Paraguai”, reiterou.