Imagem: Pipeline & Gas Journal

A Trigon Pacific Terminals anunciou uma decisão final de investimento (FID) para a construção de uma instalação de exportação de gás liquefeito de petróleo (GLP) de acesso aberto, no valor de 750 milhões de dólares, em Prince Rupert, na Colúmbia Britânica. A nova unidade terá capacidade para 2,5 milhões de toneladas métricas por ano e deve iniciar as operações até o final de 2029, sujeita à aprovação regulatória.

O objetivo do novo terminal é aliviar os gargalos nas exportações para os produtores de energia canadenses e ampliar o acesso aos mercados asiáticos. Segundo a Trigon, a infraestrutura crítica — incluindo acesso ferroviário e instalações de carregamento no cais — já está instalada, o que ajudará a agilizar a construção.

“Essa decisão de investimento marca um momento decisivo para a Trigon e para o setor de energia do Canadá, ao criar novos caminhos para que o GLP canadense chegue aos mercados internacionais e impulsione o crescimento econômico, a resiliência e as oportunidades para os canadenses”, afirmou Rob Booker, CEO da Trigon.
“Trouxemos os recursos para a mesa e agora precisamos que o governo federal acelere este projeto pronto para ser iniciado, que claramente está alinhado com os interesses nacionais.”

O projeto conta com o apoio das Primeiras Nações Lax Kw’alaams e Metlakatla, que são sócias acionárias da Trigon. Os líderes dessas comunidades destacaram a importância da participação indígena nos esforços de desenvolvimento de longo prazo.

“Trata-se de garantir benefícios duradouros para o nosso povo, nossa terra e para as futuras gerações”, disse Garry Reece, Conselheiro Chefe da Banda Lax Kw’alaams.
“Isso reflete o que é possível quando comunidades e Nações atuam como verdadeiros parceiros.”

O projeto também recebeu apoio do governo de Alberta.

“Esta é uma ótima notícia para o Canadá e para Alberta”, declarou Brian Jean, Ministro de Energia e Minerais de Alberta.
“Esta nova instalação, apoiada por comunidades indígenas, terá um papel importante no sucesso dessas parcerias a longo prazo e na promoção da reconciliação econômica indígena.”

A instalação está alinhada com os critérios federais para projetos de interesse nacional e visa atender à crescente demanda dos mercados internacionais. A Trigon informou que há forte interesse de compradores no Japão, Coreia do Sul e Índia.

“O Japão tem aumentado suas importações de GLP do Canadá, atingindo um volume estável de dois milhões de toneladas em 2024. Saudamos a expansão das exportações competitivas de GLP do Canadá”, afirmou Jumpei Yamamoto, Diretor Executivo da Astomos Energy Corporation.

A Trigon planeja continuar as consultas com comunidades indígenas e com o público em geral à medida que o desenvolvimento avança. A empresa já está em fase de aquisição de materiais de longo prazo e planejamento de integração.

A Trigon Pacific Terminals é uma terminal privada de exportação de granel localizada no Porto de Prince Rupert, com participação acionária das Primeiras Nações Lax Kw’alaams e Metlakatla. O terminal conecta os produtores do oeste do Canadá com clientes da região Ásia-Pacífico por meio do comércio de energia e commodities.

Fonte: Pipeline & Gas Journal