O presidente da Autoridade Geral da Zona Econômica do Canal de Suez (SCZONE), Walid Gamal El-Din, presidiu nesta manhã a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do projeto da Trigas — uma instalação avançada para a produção e o enchimento de cilindros compostos de gás liquefeito de petróleo (GLP) feitos de fibra de vidro.
Localizado na zona industrial de Sokhna, dentro da área administrada pela Companhia Conjunta Egípcio-Chinesa/Companhia Principal de Desenvolvimento, o projeto ocupa uma área de 10.400 metros quadrados. Envolve um investimento total de 14 milhões de euros (equivalente a 310 milhões de libras egípcias) e será realizado em duas fases.
A primeira fase será dedicada à construção de uma planta para fabricar e encher cilindros compostos de GLP, com capacidade de produção de até 500.000 cilindros por ano. A instalação adotará tecnologia de ponta, alinhada aos padrões internacionais, com o objetivo de transferir e localizar técnicas avançadas de fabricação, estabelecer infraestrutura crítica e criar 250 empregos diretos.
A segunda fase, com um investimento de 7 milhões de euros, prevê a instalação de linhas de montagem para reguladores e válvulas de pressão utilizadas nos cilindros, aprofundando ainda mais a fabricação local de componentes.
A cerimônia contou com a presença de Ivan Jukl, embaixador da República Tcheca no Cairo; Abdel Fattah Haggag, presidente da Trigas; Amani Eid, CEO da Ebda’a Company; além de vários altos funcionários da SCZONE.
Durante o evento, Walid Gamal El-Din expressou sua satisfação com o lançamento do projeto, implementado pela empresa egípcia Trigas em cooperação com o parceiro tecnológico tcheco HPC Research. Ele destacou a importância dessa parceria industrial, focada na troca de conhecimentos, transferência de tecnologia avançada e benefícios mútuos para todas as partes envolvidas.
Ele ressaltou que o projeto reflete uma visão industrial mais ampla, voltada para o fortalecimento da manufatura local, a localização de tecnologias modernas, o atendimento às demandas do mercado global e o aumento da competitividade econômica do Egito, tanto regional quanto internacionalmente.
Gamal El-Din também enfatizou que a filosofia da SCZONE vai além da oferta de terrenos e infraestrutura. Ela se baseia na criação de um ambiente de investimento totalmente integrado, que oferece serviços de classe mundial, procedimentos simplificados, incentivos competitivos e conectividade logística eficiente com os mercados internacionais.
Por sua vez, o embaixador Ivan Jukl expressou sua satisfação com a colaboração, destacando o grande potencial para expandir os investimentos tchecos dentro da Zona Econômica do Canal de Suez. Ele elogiou os esforços proativos da SCZONE para apoiar seus investidores e reconheceu a ambição da Trigas de se tornar um dos principais players regionais no setor de cilindros compostos de GLP.
Abdel Fattah Haggag, presidente da Trigas, afirmou que a realização do projeto é resultado de intensos esforços conjuntos. Agradeceu à liderança e à equipe da SCZONE pelo apoio, destacando que a localização estratégica da Zona — que integra de forma eficiente zonas industriais e portos — a torna uma base ideal para exportação dos produtos do projeto.
O projeto da Trigas representa uma parceria entre a empresa egípcia Trigas e a companhia tcheca HPC Research, com a participação de vários parceiros locais, incluindo a Ebda’a for Projects, a Petrogas, a Butagasco e investidores do setor privado. A iniciativa tem como objetivo transferir e localizar no Egito a tecnologia para a fabricação de cilindros compostos de GLP, incluindo o design e a produção dos equipamentos, bem como os sistemas de TI (MES), sempre em conformidade com padrões internacionais de qualidade, especialmente a norma ISO 11119-3.
Fuente: Daily News Egypt