Imagem: Neuquén Informa
A empresa estatal HIDENESA iniciará em breve os trabalhos operacionais de desmontagem, transporte e posterior montagem da planta de GLP em Moquehue, reutilizando de forma estratégica a infraestrutura que ficou disponível após a recente habilitação do gás natural em Los Miches.
Com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços básicos em toda a província, o governador Rolando Figueroa confirmou que a planta de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de Los Miches será transferida para Moquehue, uma vez que a Hidrocarburos del Neuquén S.A. (HIDENESA) passou a atender aquela localidade do norte de Neuquén com a rede de gás natural.
O presidente da HIDENESA, Raúl Tojo, detalhou a logística que será implementada nas próximas semanas, destacando que serão aproveitadas as condições climáticas favoráveis para a movimentação de equipamentos na região cordilheirana.
“Não se trata apenas de mover uma estrutura; é uma medida estratégica que nos permite otimizar os recursos do Estado para levar o serviço a mais famílias. A operação inclui a desmontagem técnica em Los Miches e o transporte imediato para Moquehue, para iniciar a montagem”, explicou Tojo.
Planejar e priorizar
No ano passado, o governador Figueroa concedeu um aporte de capital de 2.198 milhões de pesos à HIDENESA para financiar a ampliação da rede de gás domiciliar em Moquehue.
O projeto prevê a instalação de 12.000 metros lineares de tubulação de polietileno. Essa extensão da rede permitirá que 500 novos usuários tenham acesso, pela primeira vez, ao serviço de GLP, melhorando de forma significativa a qualidade de vida na região cordilheirana e fortalecendo o desenvolvimento turístico e residencial.
Obras para o equilíbrio territorial
Além da transferência para Moquehue — onde o terreno já está definido e os trabalhos preliminares foram iniciados — o presidente da empresa pública provincial destacou que a agenda de trabalho para os meses de verão é intensa em todo o território.
A HIDENESA continuará executando a implantação de redes e melhorias nos serviços para chegar, em etapas sucessivas, às comunidades de Antiñir Pilquiñán, Los Carrizos, Las Ovejas, Manzano Amargo e Varvarco.
Com esse avanço, a província busca reduzir a desigualdade de infraestrutura no interior, garantindo que o recurso energético chegue de forma eficiente às comunidades que mais necessitam.
Fonte: Neuquén Informa
