A região de Cusco contará com um gasoduto regional para se beneficiar do gás natural, um recurso energético limpo e econômico, anunciou o diretor executivo da Agência de Promoção do Investimento Privado (PROINVERSIÓN), Luis Del Carpio.
Durante a Reunião Técnica de Trabalho: Gás para Cusco, realizada na cidade imperial e organizada pelo governo regional de Cusco, o titular da PROINVERSIÓN comentou que atualmente o Ministério de Energia e Minas (MINEM) e a agência estão avaliando um estudo técnico conceitual para um gasoduto regional em Cusco que conectaria o atual Sistema de Transporte de Gás Natural (Camisea – Pisco) às cidades de Quillabamba, Anta e Cusco.
Ele mencionou que essa iniciativa prevê um investimento aproximado de US$ 1 bilhão e compreende a construção de um gasoduto de 314 quilômetros desde o ponto de captação KP-89 do sistema atual até as cidades de Anta e Cusco (sendo 267 quilômetros de gasoduto principal de KP-89 até Cusco e um ramal de 47 quilômetros até Quillabamba). Em uma segunda etapa, o gás natural poderá ser levado até Apurímac e Puno.
Del Carpio explicou que, nesse projeto, a PROINVERSIÓN atua como a unidade formuladora, e por isso antecipa que o projeto seja formulado rapidamente para obter viabilidade em seis meses e ser lançado em concurso público, com adjudicação prevista para o próximo ano (2026). “Esse projeto é prioritário para todos; temos gás e devemos aproveitá-lo”, afirmou.
Além disso, Luis Del Carpio revelou que a Planta de Fracionamento de GLP em Kepashiato (La Convención) se tornará realidade por meio do mecanismo de Obras por Impostos, já que há um consenso entre o MINEM, o Ministério da Economia e Finanças (MEF) e o Governo Regional de Cusco para sua concretização em breve. “Vamos receber uma iniciativa privada cujo estudo de pré-investimento será realizado em cerca de quatro meses e, imediatamente, será iniciado o processo de licitação para adjudicação ainda este ano”, detalhou.
O diretor da PROINVERSIÓN também anunciou que, no curto prazo, está sendo desenvolvido um projeto de Massificação do Gás Natural em sete regiões, começando por Cusco, para fornecimento de gás natural por meio de caminhões-tanque, mediante a assinatura de uma adenda com a empresa Cálidda, que atualmente opera a concessão em Lima e Callao. “A promessa é que Cusco tenha gás natural no próximo ano”, enfatizou.
Tudo isso será concretizado no marco do acordo assinado ontem entre a PROINVERSIÓN e o MINEM, com o objetivo de identificar e desenvolver projetos de transporte de gás natural para Cusco, uma planta de processamento que inclui a instalação de uma planta de fracionamento na província de La Convención (Cusco) e projetos de segurança energética, como armazenamento de líquidos de gás natural, gasodutos de redundância, entre outros.
O ministro de Energia e Minas, José Luis Montero, destacou que o trabalho que vem sendo realizado demonstra o forte compromisso do Estado em tornar realidade o desejo dos cusquenhos de contar com uma energia limpa e econômica.
Por sua vez, o ministro da Economia e Finanças, José Salardi, enfatizou que o Governo está trabalhando em uma solução integral para Cusco e para o sul do país, ativando vários projetos simultaneamente.
O evento foi inaugurado pelo presidente do Conselho de Ministros, Gustavo Adrianzén, e contou também com a participação do governador regional de Cusco, Werner Salcedo, de prefeitos provinciais de Cusco (13 prefeitos), prefeitos distritais da província de La Convención (17 prefeitos), bem como representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e do setor privado.
O titular da Presidência do Conselho de Ministros ressaltou que a proposta elaborada pelo MEF, MINEM e PROINVERSIÓN é tecnicamente sólida, economicamente viável e contará com o apoio do Governo no mais alto nível. “A verdadeira transformação econômica começa em Cusco com o gás natural, pois permitirá ativar novos projetos de desenvolvimento econômico e social, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou, ao mencionar que o gás de Camisea já gerou mais de US$ 7,6 bilhões para a região de Cusco em 20 anos de operação.
Fonte: El Gas Noticias