A fabricante automotiva Horse Technologies iniciou a produção do primeiro motor de injeção de combustível utilizando gás liquefeito de petróleo (GLP) em sua fábrica em Mioveni. O motor de três cilindros e 1,2 litro, que funciona tanto com gasolina quanto com GLP, tem potência máxima de 140 cavalos. O motor, em conformidade com a norma Euro 6e, emite 9% menos dióxido de carbono quando opera com GLP em comparação à gasolina.
“A tecnologia de injeção de combustível utilizada para o gás liquefeito de petróleo é uma inovação mundial para a Horse Technologies”, afirmou Patrice Haettel, CEO da empresa.
O motor HR12 LPG foi desenvolvido inteiramente na Romênia, incluindo o software. Esta é a sétima geração de motores fabricados na planta de Mioveni, que possui capacidade anual de produção de 450 mil unidades. Parte dos motores HR12 LPG será exportada para a Turquia e instalada em veículos Renault produzidos na fábrica de Bursa.
A subsidiária romena da Horse Technologies faz parte da Horse Powertrain Limited, uma joint venture 50-50 entre a Renault e a chinesa Geely.
Fonte: CEENERGY NEWS