Imagem: High Planes Journal
Neste último Dia da Terra, o Propane Education & Research Council (PERC – Conselho de Educação e Pesquisa sobre o Propano) destacou o propano e o propano renovável como soluções-chave para a redução de emissões e fornecimento de energia confiável em meio aos esforços globais de sustentabilidade.
Como uma fonte de energia segura, limpa e amplamente disponível — que emite 52% menos gases de efeito estufa do que a rede elétrica — o propano apoia tanto o meio ambiente quanto as comunidades que dependem de energia. A foto acima, cortesia do PERC, mostra um sistema de irrigação movido a propano.
“Muitas vezes, a conversa sobre energia gira em torno da escolha entre sustentabilidade e confiabilidade; o propano prova que você não precisa escolher entre um ou outro”, disse Tucker Perkins, presidente e CEO do PERC. “Com o aumento de eventos climáticos extremos, precisamos de soluções tão resilientes quanto limpas. O propano está amplamente disponível e pronto para o desafio de manter nosso planeta limpo e nossas comunidades em funcionamento.”
Além de ser uma fonte de energia com baixo teor de carbono, o propano é atóxico e não contamina o solo ou a água, o que o torna um combustível seguro e confiável para operações agrícolas. Agricultores dependem do propano para operar equipamentos essenciais, como motores de irrigação, secadores de grãos e sistemas de aquecimento de água ou instalações, permitindo manter a produtividade ao mesmo tempo em que reduzem as emissões.
O propano renovável também está ganhando força como uma opção de energia limpa. Produzido a partir de matérias-primas renováveis, pode ser utilizado nos equipamentos agrícolas movidos a propano já existentes, sem necessidade de modificações na infraestrutura atual — oferecendo uma solução inteligente no caminho rumo às emissões zero.
Além de seus benefícios ambientais, o propano oferece segurança e resiliência energética na fazenda, pois é armazenado localmente e não depende da rede elétrica. Essa energia disponível a qualquer hora e em qualquer lugar garante que os agricultores possam proteger suas colheitas, rebanhos e sustento sem o risco de quedas de energia repentinas.
“Os agricultores precisam de uma fonte de energia da qual possam depender, e o propano oferece a energia contínua necessária para manter as operações funcionando, ao mesmo tempo em que atende às metas de sustentabilidade”, disse Michael Newland, diretor de desenvolvimento de negócios agrícolas do PERC. “Com o crescimento do propano renovável, continuaremos a ver ainda mais oportunidades para o setor agrícola reduzir sua pegada de carbono com facilidade, garantindo também a produtividade e a resiliência necessárias para o sucesso.”
Para saber como a indústria do propano está fazendo a diferença no setor agrícola e além neste Dia da Terra, visite Propane.com/Agriculture.
Fonte: High Planes Journal