Após uma série de denúncias sobre o uso indevido do subsídio para recarga de botijões de supergás destinados a pessoas de baixa renda, o Ministério do Desenvolvimento Social (MIDES) anunciou que, a partir de 1º de fevereiro, a forma de acesso a esse benefício será alterada.
Desde 2023, este ministério, em conjunto com a ANCAP, concede um subsídio aos titulares do Cartão Uruguay Social e de assistência à velhice, oferecendo até 50% de desconto na recarga de botijões de 13 quilos, com a possibilidade de adquirir até duas recargas por mês, totalizando no máximo 12 recargas anuais.
USURPAÇÃO DE IDENTIDADE
A situação saiu do controle quando beneficiários legítimos do programa tentaram solicitar a recarga e descobriram que suas identidades haviam sido fraudadas, impedindo-os de acessar o benefício social.
Diante desse “modus operandi” e das diversas denúncias recebidas, a Secretaria de Estado determinou que, para obter o desconto, os beneficiários “deverão se inscrever no aplicativo TU APP por meio de um formulário no site da secretaria estadual, como única forma de garantir a bonificação de 50% e verificar o saldo disponível para a compra das recargas”, explicou o órgão.
TU APP
Nesse sentido, o diretor nacional de Transferências e Análise de Dados do MIDES, Antonio Manzi, explicou sobre o novo procedimento que os usuários devem seguir e como acessar o formulário de registro, implementado em janeiro no site do ministério.
Sobre o uso da plataforma digital, Manzi destacou que “a ferramenta oferecerá maior segurança para as transações, garantindo a correta identificação dos beneficiários”.
“No momento da compra, a transação será coordenada com o vendedor, que será informado sobre o subsídio. O vendedor, por meio de seu próprio aplicativo, verificará a identidade do usuário e confirmará a transação”, acrescentou Manzi.
Fonte: Surtidores Latam