Imagem: Río Negro

O fornecimento foi obtido pela YPF Gas e será distribuído entre a região de Confluência e o interior da província.

O governador de Neuquén, Rolando Figueroa, aprovou por decreto a aquisição de 32.000 botijões de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da empresa YPF GAS SA, diante da falta de resposta do programa nacional Hogares con Garrafas.

Por sua vez, o governo provincial determinou por decreto a contratação da empresa Hidrocarburos del Neuquén SA (Hidenesa) para transportar e distribuir os botijões. Cada unidade terá 10 litros e custará $ 15.000.

A lei provincial 26.020 estabelece o marco regulatório para a comercialização de GLP e busca assegurar o fornecimento para os setores residenciais de baixa renda que não contam com serviço de gás natural por rede.

Embora exista o programa Hogares con Garrafas, até o momento o governo nacional não concretizou a assinatura do convênio para a entrega da cota anual, anteriormente coberta pelo subsídio do Fundo Fiduciário.

Do total de botijões adquiridos, 11.000 serão distribuídos na região de Confluência, enquanto os 21.000 restantes serão destinados ao interior da província. O investimento realizado pelo governo superou $ 930 milhões.

No restante do ano, serão obtidos 130.000 botijões de GLP para o Ministério do Trabalho e Desenvolvimento Humano e 67.800 para o Ministério da Chefia de Gabinete. A essas áreas do governo foi delegada a responsabilidade por sua distribuição.

Fonte: Río Negro