Gás econômico em áreas rurais do Peru. Com esse objetivo, mais de 85 mil pessoas de centros populacionais na serra e na selva recebem, em 384 Tambos do Programa Nacional PAIS do Ministério de Desenvolvimento e Inclusão Social (Midis), o Vale do Fundo de Inclusão Social Energético (FISE) para obter um desconto de S/ 25 na compra de botijões de gás e orientações sobre como acessar esse benefício.
Além de ajudar a proteger a economia familiar em comunidades rurais de 22 regiões, o acesso a esse subsídio energético para a compra de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) contribui para substituir o uso de lenha no preparo de alimentos, beneficiando a saúde das famílias e o meio ambiente.
Os gestores institucionais dos Tambos oferecem constantemente informações sobre como acessar esse benefício, os requisitos para se inscrever no programa FISE, a importância do uso do GLP e os locais onde o desconto pode ser aplicado.
Assim, por meio desse trabalho coordenado com empresas distribuidoras e governos locais, cinquenta famílias de comunidades do distrito de Aurahuá, na província de Castrovirreyna, em Huancavelica, obtiveram os vales de desconto FISE com o apoio da gestora do Tambo, Albana Orccon, para comprar seus botijões de gás doméstico com o suporte da empresa Electrodunas.
Da mesma forma, em Loreto, famílias de baixa renda no distrito de Pastaza, na província de Datem del Marañón, participaram de palestras informativas sobre o processo de inscrição para receber o vale de desconto FISE no Tambo Puerto Industrial.
“Esse trabalho faz parte da política de inclusão energética. Os Tambos são o ponto de acesso para esse benefício, alcançando a população mais vulnerável. Com o apoio dos gestores, as famílias aprendem tudo o que precisam saber sobre esse desconto, que contribuirá gradualmente para melhorar sua qualidade de vida”, destacou Fidel Pintado, diretor executivo do Programa PAIS.
Vales FISE nos Tambos em nível nacional
Em Puno, mais de 21 mil pessoas obtiveram esse desconto através dos Tambos do Programa PAIS; em Huánuco, cerca de 12 mil moradores também foram beneficiados; em Huancavelica, mais de 10 mil pessoas; e, em Ayacucho e Apurímac, aproximadamente 14 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Fonte: El Gas Noticias