A Jotun, líder global em soluções de desempenho de cascos e revestimentos marítimos, firmou um acordo comercial com a BW LPG, maior proprietária e operadora mundial de embarcações de GLP (gás liquefeito de petróleo), para otimizar o desempenho do casco de 38 navios com a Hull Performance Solutions (HPS) da Jotun, no período de 2025 a 2028. O acordo foi assinado durante uma cerimônia realizada em 3 de junho de 2025, durante a Nor-Shipping, na Noruega.

Esse contrato se baseia no desempenho comprovado da solução HPS da Jotun já utilizada em 17 embarcações da BW LPG, que resultou em ganhos significativos em eficiência de combustível e redução de emissões. A renovação da parceria reforça a confiança da BW LPG na HPS da Jotun e seu compromisso com a eficiência operacional de suas embarcações.

Comentando sobre o acordo, Ricardo Ackermann, Chefe de Suprimentos da BW LPG, declarou:
“Conduzimos um processo muito rigoroso em que convidamos diversos fornecedores de tintas para o processo de docagem. Critérios como ESG, prazo de entrega, economia de combustível proporcionada pelo desempenho do casco por meio dos revestimentos, referências e, naturalmente, preço, foram determinantes. Após avaliar todos os elementos e analisar as soluções propostas, os revestimentos e a logística apresentada pela Jotun foram fatores decisivos. A vasta experiência que já temos com as tintas DD da Jotun e o fato de praticamente não realizarmos limpezas de casco nas embarcações com SeaQuantum X200 contribuíram para essa decisão.”

À medida que a indústria marítima avança em direção à meta de zero emissões líquidas até 2050, a BW LPG está alinhando ativamente sua frota com a estratégia de GEE da IMO e regulamentações regionais. Entre as principais iniciativas estão a adaptação de 15 navios com sistemas de propulsão dual-fuel (GLP), além da exploração contínua de tecnologias de próxima geração, como propulsão por amônia. Além da transição energética, a BW LPG reconhece que otimizar o desempenho do casco é uma medida imediata e eficaz para aumentar a eficiência e garantir conformidade regulatória. O desempenho do casco já demonstrou contribuir significativamente para a excelência operacional e regulatória no longo prazo.

Jessical Doyle, Diretora Global de Vendas da Jotun para o setor marítimo, comentou:
“Nosso relacionamento de longa data com a BW LPG dá um novo passo com este novo acordo HPS, assinado e celebrado na Nor-Shipping. A relação entre as empresas remonta às décadas passadas, desde os tempos da Bergesen D.Y. ASA, culminando agora neste contrato baseado em resultados comprovados e no compromisso da Jotun com a navegação sustentável.”

Knut-Helge Knutsen, Vice-Presidente e Chefe Técnico da BW LPG, acrescentou:
“Mantemos uma parceria duradoura com a Jotun, cujo compromisso com a qualidade tanto em serviço quanto na entrega de produtos tem sido inestimável para nós. Os produtos da Jotun se alinham perfeitamente às nossas necessidades operacionais e à nossa estratégia de sustentabilidade. O consumo de combustível está diretamente ligado à condição do casco, e observamos que os produtos da Jotun mantêm baixos níveis de incrustação por até cinco anos entre docagens. Estamos ansiosos para continuar essa colaboração bem-sucedida.”

A HPS tem sido utilizada em 17 embarcações da BW LPG desde 2020. O primeiro navio, BW Aries, alcançou resultados impressionantes: uma perda de velocidade praticamente nula (+0,04%) ao longo de 56 meses entre docagens, superando com folga a garantia de perda máxima de 1,5%. Com monitoramento de desempenho em tempo real conforme a ISO 19030-2 pelos analistas da Jotun, inspeções subaquáticas e avaliação interna da BW LPG, essas embarcações demonstraram eficiência sustentada do casco e zero limpezas não planejadas – um marco em desempenho operacional.

Kevin Knott, Gerente Sênior de Desempenho de Frota da BW LPG, compartilhou sua experiência:
“Há cerca de cinco anos, a BW LPG decidiu usar a HPS da Jotun para os sistemas de revestimento de casco durante as docagens programadas. O monitoramento subsequente do desempenho dos navios desde então apresentou resultados positivos em termos de economia de combustível e redução de emissões. Os navios passam por inspeções subaquáticas semestrais e polimento de hélices, o que, na maioria dos casos, eliminou a necessidade de limpeza do casco.”

“Além disso, a BW LPG adota uma abordagem multifatorial para eficiência energética e redução de emissões. Utilizando serviços de roteamento meteorológico de viagens e otimização de velocidade, em conjunto com os revestimentos da Jotun, observamos uma economia de combustível e redução de emissões na ordem de 3 a 5%”, acrescentou Kevin Knott.

Como parte do acordo, a BW LPG terá acesso ao HullKeeper da Jotun, uma plataforma inteligente de gerenciamento de casco que oferece diversos serviços, incluindo o recurso de “Alertas” baseado em um algoritmo proprietário que avalia automaticamente o risco de incrustação. A ferramenta fornece notificações sempre que uma inspeção é recomendada, permitindo decisões orientadas por dados.

“Como referência global em desempenho de casco, estamos honrados com a responsabilidade de fornecer a HPS para 38 embarcações do maior operador mundial de navios de GLP. Ao mesmo tempo, temos plena confiança em nossa solução, que combina tecnologia antifouling de ponta, serviços técnicos incomparáveis, gestão inteligente do casco e garantias de desempenho confiáveis. Tudo isso permitirá à BW LPG economizar combustível, reduzir emissões de carbono e proteger a biodiversidade,” afirmou Elaine Tam, Gerente Geral de Vendas da Jotun para Malásia e Singapura.

A abordagem proativa da BW LPG para descarbonização, em parceria com a Jotun por meio da HPS, assegura que a empresa continue na vanguarda de sua agenda de sustentabilidade e preparada para atender às exigências de um mercado e de regulamentações em constante evolução.

Fonte: Coatings World