Imagem: El Universo
O Ministério do Meio Ambiente e Energia informou que somente as tarifas referentes à prestação do serviço público de comercialização de GLP estão sendo atualizadas.
O preço do gás de uso doméstico permanece em US$ 1,65, conforme comunicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Energia nesta segunda-feira, 20 de outubro.
“A Agência de Regulação e Controle de Hidrocarbonetos (ARCH) informou à população que o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso doméstico se mantém em US$ 1,65, conforme estabelece a legislação vigente”, destacou o órgão.
Os distribuidores da província de Pichincha esclareceram que o cilindro de gás vendido a domicílio não sofrerá aumento de preço.
A entidade recordou que, de acordo com a Resolução n.º ARCH-DE-2025-0029-RES, divulgada pelos canais oficiais, estão sendo atualizadas apenas as tarifas relativas ao serviço público de comercialização de GLP, valor que será pago pela Petroecuador às empresas privadas comercializadoras que prestam o serviço à população.
Após o anúncio da eliminação do subsídio ao diesel, feito em 12 de setembro de 2025, o Governo reiterou diversas vezes que não haverá aumento no preço do gás de uso doméstico.
“Não estamos afetando o gás nem o subsídio elétrico das pessoas. Estamos combatendo economias ilícitas e eliminando qualquer possibilidade de contrabando”, declarou o presidente Daniel Noboa em 17 de setembro.
A ARCH também realizou operações de fiscalização para garantir o abastecimento e evitar a especulação de combustíveis e gás em todo o país.
No comunicado divulgado nesta segunda-feira, a Agência afirmou que a “medida busca manter o equilíbrio entre todos os atores da cadeia de comercialização, garantindo qualidade, quantidade e um preço justo”.
