O Governo dos Estados Unidos renovou nesta segunda-feira por mais um ano uma autorização para certas transações de exportação de gás liquefeito de petróleo (GLP) para a Venezuela.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro estendeu nesta segunda-feira a licença 40C, que permite o envio de GLP em transações que envolvam o governo da Venezuela, a empresa estatal de energia Petróleos de Venezuela (PDVSA) ou qualquer entidade na qual a PDVSA tenha uma participação de 50% ou mais.
A extensão desta licença anual será até 8 de julho de 2025, sendo que foi concedida pela primeira vez em julho de 2021 e posteriormente renovada em 2022 e 2023.
Essas transações de GLP foram proibidas durante o Governo de Donald Trump (2017-2021) por uma ordem executiva assinada em novembro de 2018 e estendida em 2019.
No entanto, o atual presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, as flexibilizou após assumir o governo.
Como nas ocasiões anteriores, a licença não autoriza qualquer pagamento em espécie de petróleo ou produtos derivados de petróleo ou qualquer transação que envolva pessoas bloqueadas que não sejam da PDVSA ou suas subsidiárias.
Fonte: Listin Diario