Navio chega ao país com mais de 26 milhões de galões de GLP
Na terça-feira, chegou ao país o navio Freycinet com um carregamento de mais de 27 milhões de galões de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) através do terminal de San Pedro de Macorís, para suprir as necessidades do setor privado.
Por meio de um comunicado, a Refinaria Dominicana de Petróleo (Refidomsa) explicou que essa importação foi necessária devido às dificuldades de disponibilidade enfrentadas pelo setor privado.
Com essa carga, o setor poderá abastecer seus distribuidores e postos de combustíveis, que foram afetados nos últimos dias.
A Refidomsa afirmou que, apesar das dificuldades, 40% do mercado continuou operando com o fornecimento garantido pela refinaria, conforme destacou seu presidente, Leonardo Aguilera, durante sua participação no evento La Semanal con la Prensa, realizado às segundas-feiras pelo presidente Luis Abinader.
Aguilera esclareceu que a Refidomsa não foi responsável pelo atraso no abastecimento e ressaltou que a empresa está preparada para colaborar com outros importadores sempre que necessário.
Com a chegada do navio, os postos vinculados ao setor privado poderão retomar o fornecimento do combustível, garantindo a disponibilidade do produto para os consumidores que dependem do GLP para transporte, indústria e uso doméstico.
Escassez e impacto na população
Moradores da região metropolitana de Santo Domingo vinham relatando dificuldades devido à falta de GLP, sendo obrigados a se deslocar para locais distantes de suas comunidades para conseguir abastecimento.
Em Villa Juana, moradores relataram que precisaram enfrentar longas filas nos postos de GLP, enquanto em algumas estações os funcionários estavam sem atividades, conforme constatado em um levantamento feito pelo jornal Listín Diario.
Diante dessa situação, o Ministro da Indústria, Comércio e MPMEs, Víctor (Ito) Bisonó, afirmou que as denúncias sobre a escassez de GLP foram resultado de um “problema pontual em algum despacho”.
Sobre o produto
O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é uma mistura de gases obtida a partir do petróleo bruto ou do gás natural. Ele é utilizado para cozinhar, aquecer e em diversas outras aplicações.
Esse gás é convertido em líquido sob baixas temperaturas e pressões, sendo armazenado e transportado nesse estado, mas consumido na forma gasosa ou em vapor.
O GLP é inflamável e pode causar incêndios ou explosões. Em seu estado natural, não possui cheiro, mas um aditivo químico é acrescentado para facilitar a detecção em caso de vazamentos.
Fonte: Listin Diario