Imagem: AmericaGLP

O próximo governo do México, que será liderado por Claudia Sheinbaum a partir de dezembro, enfrentará vários desafios relacionados ao GLP. Como mencionamos em outras notas, o armazenamento para suportar maiores volumes de importação é um dos principais. Mas há outro problema que também atinge o ponto fraco do negócio: o roubo de produto, tanto nos dutos da Pemex quanto nas próprias envasadoras legais, que depois é despejado no mercado.

Haverá capacidade e decisão política para erradicar essa prática? Ou será algo com o qual o setor terá que conviver, especialmente com um crescimento que dobrou na última década? Essas são as perguntas que pairam sobre o setor, neste período em que o atual presidente deixa o governo e o próximo já prepara suas equipes.

Como bem apontou Carlos Serrano Farrera, presidente executivo da Associação Mexicana de Distribuidores de Gás (Amexgas), o roubo de GLP já representa 10% do volume comercializado em todo o México, atingindo entre 60 e 70 mil toneladas anuais.

“Nessa proporção de ilegalidade, o que acontece é um freio nos investimentos, porque não estão sendo direcionados à indústria, o que já atinge 11%”, disse Serrano no final do ano passado.

Embora o roubo de GLP seja grave, o mais preocupante é sua inserção no mercado. Nesse sentido, o presidente da Amexgas afirmou que “esse é o problema, porque o gás roubado por essas quadrilhas do crime organizado tem uma rede de extração e comercialização. E fazem isso com caminhões e com estações de serviço irregulares e lícitas que não fazem parte das empresas formais”, indicou.

O lucrativo negócio de comercializar gás roubado gera excedentes que são reinvestidos no mesmo crime. O crescimento dobrou em uma década. Em 2015, o roubo representava um pouco menos de 5%. Hoje, já atingiu 10%.

A característica do setor é que ele não está presente em todo o país, mas concentrado no chamado “Triângulo Vermelho”, formado por Puebla, Tlaxcala, Veracruz e, nos últimos anos, também incorporou o Distrito Federal do México.

Fonte: AmericaGLP