As exportações de propano dos Estados Unidos atingiram novos recordes nos últimos anos. Agora, segundo a Administração de Informação de Energia dos EUA (EIA), o butano está seguindo o mesmo caminho.
Os Estados Unidos estão exportando volumes recordes de butano normal, à medida que a demanda global por gases liquefeitos de petróleo (GLP) cresce. As exportações norte-americanas de butano normal atingiram uma média de quase 500 mil barris por dia (bpd) em 2024, um aumento de 12% em relação ao ano anterior, e vêm crescendo todos os anos desde 2006, segundo a EIA.
O butano, assim como o propano, é utilizado tanto residencial quanto comercialmente como combustível, principalmente para cozinhar, explica a EIA. Também é usado como componente de mistura para gasolina durante o inverno e como matéria-prima para a produção de borrachas e plásticos. O butano também pode ser convertido em isobutano através do processo de isomerização, fundamental para a produção de componentes de gasolina de alta octanagem.
Os Estados Unidos são o maior exportador de butano do mundo, com 41% do butano norte-americano destinado à Ásia e 36% à África, de acordo com a EIA.
Exportações de propano
Enquanto as exportações de butano dos EUA aumentam todos os anos desde 2006, as exportações de propano crescem de forma contínua desde 2007, segundo a EIA.
As exportações norte-americanas de propano atingiram uma média recorde de 1,8 milhão de bpd em 2024, o maior volume desde que a EIA começou a coletar esses dados, em 1973.
Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento da demanda no Leste Asiático, principalmente na China, e pelo aumento da diferença de preços do propano entre os EUA e os mercados internacionais.
As exportações de propano dos EUA ultrapassaram 2 milhões de bpd em novembro de 2024, pela primeira vez, à medida que a demanda petroquímica e para aquecimento de ambientes na Ásia aumentou, observa a EIA.
Fonte: LP Gas Magazine