A HD Hyundai Mipo deu início ao seu primeiro programa de construção para o mercado emergente de transportadores de CO2 capturado (LCO2). A embarcação será a primeira transportadora de LCO2 a ser construída na Coreia do Sul. A embarcação é significativamente maior do que as que estão sendo construídas atualmente na China. A Hyundai prevê que este é um mercado emergente que pode alavancar sua expertise em transportadores de gás.
O corte de aço começou no estaleiro Ulsan do grupo para o primeiro dos quatro navios transportadores de LCO2 encomendados pela Capital Maritime Group da Grécia. Os dois primeiros navios foram encomendados em julho de 2023, mas a Capital expandiu e encomenda antes mesmo do início da construção, com base na forte demanda prevista para o transporte de carbono.
A Hyundai destaca que há desafios únicos para este segmento e que avancçou avançou na tecnologia de controle de pressão de gás liquefeito. O estaleiro Mipo relata que concluiu o desenvolvimento dos novos controles de pressão em abril.
Os navios terão três tanques de armazenamento de dióxido de carbono com uma capacidade total de 22 mil m³. Em comparação, os navios que estão sendo construídos na China para o projeto Northern Lights da Noruega têm cada um uma capacidade de 7,5 mil m³. A Hyundai destaca que os tanques podem manter de forma estável uma temperatura baixa e um ambiente de alta pressão de -55 graus C.
O sistema de controle é vital porque se a pressão no porão de carga diminuir, o dióxido de carbono líquido pode se transformar em uma forma sólida de gelo seco, o que danificaria a tubulação e outros sistemas.
O sistema de controle de pressão também permitirá que os navios sejam versáteis em sua carga. Será possível também transportar gás liquefeito de Petróleo (GLP) ou amônia, além do LCO2.
Cada uma das embarcações medirá aproximadamente 159,9 metros. O design também é pronto para amônia, o que significa que com modificações futuras a embarcação pode ser abastecida com este combustível.
O primeiro dos navios está programado para ser entregue à Capital Gas em novembro de 2025. Os três navios adicionais serão construídos sequencialmente, com entregas programadas para continuar até o segundo semestre de 2026.