Neste ano, o Consórcio Camisea comemora duas décadas de operação, consolidando-se como um pilar essencial na matriz energética do Peru. Desde o seu início, Camisea transformou a vida de milhões de peruanos, levando gás natural para residências, comércios, indústrias e veículos em todo o país.
O gás natural de Camisea, um recurso 100% peruano, é uma das principais fontes de energia do país, presente em 10 regiões. Mais de 2 milhões de lares, indústrias e comércios já desfrutam de seus benefícios, e seu uso permite gerar mais de 40% da energia elétrica do Peru. Além disso, 450.000 veículos a GNV circulam atualmente em nossas ruas e estradas, abastecendo-se em mais de 340 postos de serviço distribuídos por todo o território nacional.
Uma história carregada de energia
Desde seu início em 2004, Camisea — operado pela Pluspetrol — transformou a matriz energética do Peru e lançou as bases para um futuro sustentável. Antes de sua descoberta, a matriz energética do Peru dependia em grande medida de combustíveis fósseis importados, o que representava riscos de escassez energética e altos custos. Com a chegada do gás natural, essa realidade mudou.
Até hoje, o Consórcio Camisea destinou mais de S/150 milhões para a promoção e financiamento de diversos projetos de massificação do gás natural. Entre essas iniciativas, destaca-se o “Bono Camisea GNV”, através do qual se oferecem facilidades para que os transportadores de carga pesada e passageiros de Lima e Callao possam financiar a aquisição de novas unidades. Vale destacar que, até o momento, foram concedidos mais de 530 bônus.
Impacto ambiental e social
O gás natural é um recurso ecoamigável com o meio ambiente, como confirmado pela consultoria Libélula, que indica que a incorporação do gás natural na matriz energética do Peru reduziu em 15% as emissões de CO2 até 2024, percentual equivalente ao carbono contido em 36 milhões de árvores.
Os benefícios ambientais que Camisea trouxe também se refletem na melhor qualidade do ar que respiramos. Isso representa um benefício direto para a saúde pública, pois contribuiu para evitar mais de 2.600 mortes prematuras, mais de 1.260 hospitalizações e mais de um milhão de casos de asma.
Outro pilar fundamental para o Consórcio Camisea é o trabalho conjunto com as comunidades próximas à sua operação na selva de Cusco e na costa de Pisco.
Com essa visão, o consórcio destinou cerca de S/687 milhões para projetos, obras e acordos sociais com a população de sua zona de influência direta.
Olhando para o futuro, o gás de Camisea é um ator-chave que permitirá ao Peru contar com uma oferta de energia mais limpa, moderna e sustentável; contribuindo para um sistema mais estável. Por isso, com Camisea, a história do Peru continua sendo escrita a cada dia… em cada luz acesa, em cada refeição compartilhada e em cada rota percorrida. Assim, o gás de Camisea vem unindo inúmeras histórias de progresso para o país.
Fonte: Gestión Perú